sicnot

Perfil

País

Livre em terceiro congresso para lançar legislativas

O partido Livre, que concorre às legislativas com o movimento cidadão Tempo de Avançar, organiza hoje o terceiro congresso, em Lisboa, para dar voz aos seus candidatos a deputados, lançando-se assim na pré-campanha eleitoral.

Lusa

O cabeça de lista por Lisboa, Rui Tavares, antigo eurodeputado independente pelo BE, e a n.º2 pela capital, Ana Drago, estarão entre os oradores, a partir das 16:00, na Escola Secundária padre António Vieira, uma semana após as primárias que ordenaram as listas do partido que tem com símbolo uma papoila.

Entretanto, poderá também estar em cima da mesa a opção relativa às eleições presidenciais, podendo conhecer-se já o resultado do referendo interno aos subscritores, apoiantes e membros, realizado na sexta-feira, sobre se a nova força política deverá apoiar um candidato específico ao Palácio de Belém ou não e, em caso afirmativo, qual.

Este terceiro congresso, além do fundador (31 de janeiro de 2014, no Porto), não deverá contar com convidados especiais, como no caso do primeiro congresso (05 de outubro de 2014, em Sintra), no qual o secretário-geral socialista, António Costa, discursou.

Os trabalhos terão início pelas 10:00, ficando a parte da manhã reservada ao final do processo de revisão dos estatutos. Depois do almoço, estão previstas diversas intervenções por parte do grupo de contacto (órgão executivo), além da apresentação formal dos candidatos à Assembleia da República.

O futuro programa eleitoral da plataforma Livre/Tempo de Avançar será definitivamente votado na segunda convenção cidadã Tempo de Avançar, em setembro, mas os responsáveis vão avançar com uma proposta de programa para debate público ainda durante o mês de julho.

Lusa
  • Rui Tavares e Ana Drago encabeçam lista do Livre/Tempo de Avançar em Lisboa
    2:03

    País

    O antigo eurodeputado pelo Bloco de esquerda Rui Tavares e a ex-deputada bloquista Ana Drago vão encabeçar a lista da plataforma Livre/Tempo de Avançar para as eleições legislativas em Lisboa. Conhecidos os resultados das primárias na plataforma, Ana Drago diz que agora é tempo de pensar em política e fazer frente à coligação PSD/CDS-PP. Rui Tavares reafirma que a plataforma vai trazer mudança ao país.

  • "Almaraz: Uma bomba-relógio aqui ao lado"
    1:56
  • S. João do Porto sem balões
    2:36

    País

    No Porto, milhares de pessoas foram para a rua festejar o São João. Este ano houve tolerância zero no lançamento de balões, por causa do risco de incêndio. O fogo de artifício começou com mais de 15 minutos de atraso.

  • Mais de 100 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.