sicnot

Perfil

País

Alerta vermelho em 3 distritos e 3 concelhos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) colocou três distritos e três concelhos em alerta vermelho devido às temperaturas elevadas previstas para hoje. Portalegre, Évora, Beja, Grândola, Alcácer do Sal e Santiago do Cacém vão registar valores de máxima elevados. O alerta surge depois do Alentejo ter atingido os 40 graus. 

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

A DGS recomenda aos cidadãos que evitem a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11:00 e as 17:00. Já a praia ou piscina não devem ser frequentadas no período entre as 11:00 e as 15:00. 

É também recomendada a ingestão frequente de líquidos, uso de roupa fresca, chapéu, óculos de sol e protetor solar. 

Os grupos mais vulneráveis ao calor, como as crianças e idosos, devem ter especial atenção a estes cuidados. As atividades que exijam muitos esforços, no exterior, devem ser evitadas.

  • Temperaturas sobem, Beja pode chegar aos 44 graus
    1:37

    País

    Há cinco distritos do país sob aviso laranja, o terceiro mais elevado numa escala de quatro. O calor intenso previsto para este fim de semana levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a lançar este aviso para todo o Alentejo e algumas zonas do interior. Em Beja, as temperaturas podem chegar aos 44 graus.

  • Oceanário de Lisboa dá formação sobre impacto da acumulação de plásticos nos oceanos
    2:37
  • Trump e Netanyahu discutiram "ameaças que o Irão coloca"

    Mundo

    O novo Presidente norte-americano, Donald Trump, e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, debateram "as ameaças que o Irão coloca" e concordaram que a paz israelo-palestiniana só pode ser "negociada diretamente", anunciou este domingo a Casa Branca.