sicnot

Perfil

País

Alerta vermelho em 3 distritos e 3 concelhos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) colocou três distritos e três concelhos em alerta vermelho devido às temperaturas elevadas previstas para hoje. Portalegre, Évora, Beja, Grândola, Alcácer do Sal e Santiago do Cacém vão registar valores de máxima elevados. O alerta surge depois do Alentejo ter atingido os 40 graus. 

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

A DGS recomenda aos cidadãos que evitem a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11:00 e as 17:00. Já a praia ou piscina não devem ser frequentadas no período entre as 11:00 e as 15:00. 

É também recomendada a ingestão frequente de líquidos, uso de roupa fresca, chapéu, óculos de sol e protetor solar. 

Os grupos mais vulneráveis ao calor, como as crianças e idosos, devem ter especial atenção a estes cuidados. As atividades que exijam muitos esforços, no exterior, devem ser evitadas.

  • Temperaturas sobem, Beja pode chegar aos 44 graus
    1:37

    País

    Há cinco distritos do país sob aviso laranja, o terceiro mais elevado numa escala de quatro. O calor intenso previsto para este fim de semana levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a lançar este aviso para todo o Alentejo e algumas zonas do interior. Em Beja, as temperaturas podem chegar aos 44 graus.

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Aplicação WhatsApp acusada de permitir conversas secretas entre terroristas
    1:45
  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".