sicnot

Perfil

País

Alerta vermelho em 3 distritos e 3 concelhos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) colocou três distritos e três concelhos em alerta vermelho devido às temperaturas elevadas previstas para hoje. Portalegre, Évora, Beja, Grândola, Alcácer do Sal e Santiago do Cacém vão registar valores de máxima elevados. O alerta surge depois do Alentejo ter atingido os 40 graus. 

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

A DGS recomenda aos cidadãos que evitem a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11:00 e as 17:00. Já a praia ou piscina não devem ser frequentadas no período entre as 11:00 e as 15:00. 

É também recomendada a ingestão frequente de líquidos, uso de roupa fresca, chapéu, óculos de sol e protetor solar. 

Os grupos mais vulneráveis ao calor, como as crianças e idosos, devem ter especial atenção a estes cuidados. As atividades que exijam muitos esforços, no exterior, devem ser evitadas.

  • Temperaturas sobem, Beja pode chegar aos 44 graus
    1:37

    País

    Há cinco distritos do país sob aviso laranja, o terceiro mais elevado numa escala de quatro. O calor intenso previsto para este fim de semana levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a lançar este aviso para todo o Alentejo e algumas zonas do interior. Em Beja, as temperaturas podem chegar aos 44 graus.

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Casos de cancro nos pulmões diminuem
    3:08

    País

    O mapa do cancro em Portugal está a mudar, pela primeira vez os casos de cancro do cólon ultrapassaram os do pulmão. A proibição de fumar em locais públicos tem levado à diminuição dos casos de tumores pulmonares.

  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28