sicnot

Perfil

País

Proteção de Dados considera lei das secretas uma porta aberta à devassa da vida privada

Proteção de Dados considera lei das secretas uma porta aberta à devassa da vida privada

A Comissão de Proteção de Dados diz que a proposta de lei para os serviços secretos viola a Constituição e abre a porta a utilizações abusivas. O diploma, que vai a votação na sexta-feira no Parlamento, prevê a possibilidade de acesso a dados bancários, fiscais e telefónicos.

  • PS apoia secretário-geral das secretas contra a divulgação do registo de interesses
    0:52

    Economia

    O PS apoia a posição do secretário-geral das secretas que se mostrou contra a divulgação do registo de interesses por uma questão de reserva. Jorge Lacão explicou hoje, aos jornalistas, que só o conselho de fiscalização do sistema de Informações da República Portuguesa deve ser depositário de tal informação. O partido vai avançar, por isso, com uma proposta de alteração ao diploma da maioria.

  • PS diz que acesso a metadados pode não ferir a Constituição
    0:48

    País

    A Comissão de Assuntos Constitucionais pediu hoje à Comissão Nacional de Proteção de Dados que se pronuncie sobre a proposta do Governo para dar às secretas o acesso a meta dados, como os registos telefónicos detalhados. O PS, que apoia o diploma da maioria aguarda o parecer, mas entende que a proposta pode não ser inconstitucional.

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim