sicnot

Perfil

País

Proteção de Dados considera lei das secretas uma porta aberta à devassa da vida privada

Proteção de Dados considera lei das secretas uma porta aberta à devassa da vida privada

A Comissão de Proteção de Dados diz que a proposta de lei para os serviços secretos viola a Constituição e abre a porta a utilizações abusivas. O diploma, que vai a votação na sexta-feira no Parlamento, prevê a possibilidade de acesso a dados bancários, fiscais e telefónicos.

  • PS apoia secretário-geral das secretas contra a divulgação do registo de interesses
    0:52

    Economia

    O PS apoia a posição do secretário-geral das secretas que se mostrou contra a divulgação do registo de interesses por uma questão de reserva. Jorge Lacão explicou hoje, aos jornalistas, que só o conselho de fiscalização do sistema de Informações da República Portuguesa deve ser depositário de tal informação. O partido vai avançar, por isso, com uma proposta de alteração ao diploma da maioria.

  • PS diz que acesso a metadados pode não ferir a Constituição
    0:48

    País

    A Comissão de Assuntos Constitucionais pediu hoje à Comissão Nacional de Proteção de Dados que se pronuncie sobre a proposta do Governo para dar às secretas o acesso a meta dados, como os registos telefónicos detalhados. O PS, que apoia o diploma da maioria aguarda o parecer, mas entende que a proposta pode não ser inconstitucional.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.