sicnot

Perfil

País

Ribeiro e Castro despede-se do Parlamento com discurso sobre "portugueses de Olivença"

O deputado e ex-líder do CDS-PP José Ribeiro e Castro, que vai renunciar ao mandato, despede-se na sexta-feira da Assembleia da República com uma intervenção sobre "os portugueses de Olivença".

O antigo presidente do CDS-PP foi deputado em São Bento nas I, II, VIII, XI e, agora, XII legislaturas, foi também secretário de Estado e adjunto de ministros dos governos da Aliança Democrática e de Cavaco Silva. (Arquivo)

O antigo presidente do CDS-PP foi deputado em São Bento nas I, II, VIII, XI e, agora, XII legislaturas, foi também secretário de Estado e adjunto de ministros dos governos da Aliança Democrática e de Cavaco Silva. (Arquivo)

SIC

Ribeiro e Castro adiantou à Lusa que a sua intervenção reflete "um novo olhar para Olivença", sobre um "processo muito interessante de biculturalidade" que tem acompanhado, relativamente aquela localidade fronteiriça que é objeto de litígio entre Portugal e Espanha.

Na sexta-feira estão previstas três intervenções de deputados, ao abrigo de um artigo do regimento que permite que individualmente os parlamentares falem no plenário, sendo os restantes os socialistas Gabriela Canavilhas e Rui Pedro Duarte.

Ribeiro e Castro anunciou há duas semanas que iria abandonar o seu grupo parlamentar nesta legislatura, lançando críticas ao CDS e a um "sistema partidário profundamente doente".

O antigo presidente do CDS-PP foi deputado em São Bento nas I, II, VIII, XI e, agora, XII legislaturas, foi também secretário de Estado e adjunto de ministros dos governos da Aliança Democrática e de Cavaco Silva.

Lusa

  • Ribeiro e Castro deixa reparos à liderança do CDS
    1:17

    País

    José Ribeiro e Castro faz reparos à liderança de Paulo Portas no CDS. O histórico centrista, que vai deixar a bancada parlamentar do partido, considera que o CDS está demasiado centrado na figura do líder e admite que teve situações de divergência difíceis. Excerto do programa A Propósito que pode ver na íntegra este sábado a partir das 11 da noite.

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Prioridades para a CGD: cortar custos e aumentar receitas
    2:16

    Caso CGD

    O principal objetivo do plano estratégico para a Caixa Geral de Depósitos, a que a SIC teve acesso, é cortar custos e aumentar receitas. A grande aposta da nova administração passa por apertar as regras para emprestar dinheiro e, por outro lado, recuperar o crédito que não está a ser pago.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.