sicnot

Perfil

País

Ribeiro e Castro despede-se do Parlamento com discurso sobre "portugueses de Olivença"

O deputado e ex-líder do CDS-PP José Ribeiro e Castro, que vai renunciar ao mandato, despede-se na sexta-feira da Assembleia da República com uma intervenção sobre "os portugueses de Olivença".

O antigo presidente do CDS-PP foi deputado em São Bento nas I, II, VIII, XI e, agora, XII legislaturas, foi também secretário de Estado e adjunto de ministros dos governos da Aliança Democrática e de Cavaco Silva. (Arquivo)

O antigo presidente do CDS-PP foi deputado em São Bento nas I, II, VIII, XI e, agora, XII legislaturas, foi também secretário de Estado e adjunto de ministros dos governos da Aliança Democrática e de Cavaco Silva. (Arquivo)

SIC

Ribeiro e Castro adiantou à Lusa que a sua intervenção reflete "um novo olhar para Olivença", sobre um "processo muito interessante de biculturalidade" que tem acompanhado, relativamente aquela localidade fronteiriça que é objeto de litígio entre Portugal e Espanha.

Na sexta-feira estão previstas três intervenções de deputados, ao abrigo de um artigo do regimento que permite que individualmente os parlamentares falem no plenário, sendo os restantes os socialistas Gabriela Canavilhas e Rui Pedro Duarte.

Ribeiro e Castro anunciou há duas semanas que iria abandonar o seu grupo parlamentar nesta legislatura, lançando críticas ao CDS e a um "sistema partidário profundamente doente".

O antigo presidente do CDS-PP foi deputado em São Bento nas I, II, VIII, XI e, agora, XII legislaturas, foi também secretário de Estado e adjunto de ministros dos governos da Aliança Democrática e de Cavaco Silva.

Lusa

  • Ribeiro e Castro deixa reparos à liderança do CDS
    1:17

    País

    José Ribeiro e Castro faz reparos à liderança de Paulo Portas no CDS. O histórico centrista, que vai deixar a bancada parlamentar do partido, considera que o CDS está demasiado centrado na figura do líder e admite que teve situações de divergência difíceis. Excerto do programa A Propósito que pode ver na íntegra este sábado a partir das 11 da noite.

  • Novas buscas no Universo Espírito Santo

    Queda do BES

    O Ministério Público voltou a fazer buscas no âmbito dos processos do Universo Espírito Santo. A SIC sabe que ontem e hoje os investigadores recolheram provas em diversos locais do continente e também na Madeira, nomeadamente em residências, empresas e entidades bancárias.

    Notícia SIC

  • Visitar a região afetada pelo fogos é uma forma de ajudar na recuperação
    3:07
  • Carvalhal do Sapo tenta recuperar a vida normal após incêndio
    2:33

    País

    As populações das aldeias de Góis tentam voltar à normalidade, ao fim de vários dias rodeadas por um grande dispositivo de operacionais. A repórter Cristina Freitas esteve hoje em Carvalhal do Sapo, onde se realizou mais um funeral de uma das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

  • Falta de médicos e de ofertas de emprego preocupa habitantes da Guarda
    5:13
  • "Do ponto de vista interno a candidatura do Porto é a melhor" 
    0:50

    País

    António Costa admite que a candidatura da cidade do Porto para receber a Agência Europeia do Medicamento seria a melhor para Portugal. No entanto o primeiro-ministro diz que é preciso avaliar se a candidatura do Porto é a que tem mais hipóteses de ganhar, quando comparada com outras cidades europeias. 

  • Depois da "provocação", o acidente em cadeia
    0:43