sicnot

Perfil

País

Isabel Santos reeleita presidente da Comissão de Direitos Humanos da OSCE

A vice-presidente da bancada do PS Isabel Santos foi esta quarta-feira, em Helsínquia, reeleita para a presidência da Comissão da Democracia, Direitos Humanos e Assuntos Humanitários Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança na Europa (OSCE).

Isabel Santos foi eleita pela primeira vez nestas funções na sessão anual de 2013, em Istambul, tendo sido reeleita em 2014 em Baku. (Arquivo)

Isabel Santos foi eleita pela primeira vez nestas funções na sessão anual de 2013, em Istambul, tendo sido reeleita em 2014 em Baku. (Arquivo)

DR

Isabel Santos foi eleita pela primeira vez nestas funções na sessão anual de 2013, em Istambul, tendo sido reeleita em 2014 em Baku.

Em declarações à agência Lusa, a dirigente do Grupo Parlamentar do PS disse que, após cumprir este novo mandato de um ano, não se recandidatará ao lugar, entendendo que deve haver "uma renovação" na liderança daquela instituição internacional.

Até julho de 2016, Isabel Santos afirmou que as suas prioridades continuarão a ser as respostas ao "cada vez mais dramático fenómeno dos refugiados" e a casos de prisões por motivos políticos.

"Deparamo-nos com fenómenos graves de refugiados em países como a Itália e a Grécia, dois Estados-membros da União Europeia, mas também na Turquia, onde há cerca de dois milhões, dos quais 1,7 milhões provenientes da guerra na Síria. A OSCE enfrenta também as consequências da guerra entre a Ucrânia e os separatistas pró-russos, que já terá provocado cerca de 1,3 milhões de deslocados".

Na questão entre o executivo de Kiev e os separatistas pró-russos, Isabel Santos frisou que a OSCE é, neste momento, a única organização internacional que conserva um diálogo permanente com as duas partes.

Lusa

  • Novas buscas no Universo Espírito Santo

    Queda do BES

    O Ministério Público voltou a fazer buscas no âmbito dos processos do Universo Espírito Santo. A SIC sabe que ontem e hoje os investigadores recolheram provas em diversos locais do continente e também na Madeira, nomeadamente em residências, empresas e entidades bancárias.

    Notícia SIC

  • Visitar a região afetada pelo fogos é uma forma de ajudar na recuperação
    3:07
  • Carvalhal do Sapo tenta recuperar a vida normal após incêndio
    2:33

    País

    As populações das aldeias de Góis tentam voltar à normalidade, ao fim de vários dias rodeadas por um grande dispositivo de operacionais. A repórter Cristina Freitas esteve hoje em Carvalhal do Sapo, onde se realizou mais um funeral de uma das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

  • Falta de médicos e de ofertas de emprego preocupa habitantes da Guarda
    5:13
  • "Do ponto de vista interno a candidatura do Porto é a melhor" 
    0:50

    País

    António Costa admite que a candidatura da cidade do Porto para receber a Agência Europeia do Medicamento seria a melhor para Portugal. No entanto o primeiro-ministro diz que é preciso avaliar se a candidatura do Porto é a que tem mais hipóteses de ganhar, quando comparada com outras cidades europeias. 

  • Daesh divulga imagens da destruição da mesquita de Mossul
    1:58
  • "Podemos ser atendidos por um médico branco?"
    0:58