sicnot

Perfil

País

Isabel Santos reeleita presidente da Comissão de Direitos Humanos da OSCE

A vice-presidente da bancada do PS Isabel Santos foi esta quarta-feira, em Helsínquia, reeleita para a presidência da Comissão da Democracia, Direitos Humanos e Assuntos Humanitários Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança na Europa (OSCE).

Isabel Santos foi eleita pela primeira vez nestas funções na sessão anual de 2013, em Istambul, tendo sido reeleita em 2014 em Baku. (Arquivo)

Isabel Santos foi eleita pela primeira vez nestas funções na sessão anual de 2013, em Istambul, tendo sido reeleita em 2014 em Baku. (Arquivo)

DR

Isabel Santos foi eleita pela primeira vez nestas funções na sessão anual de 2013, em Istambul, tendo sido reeleita em 2014 em Baku.

Em declarações à agência Lusa, a dirigente do Grupo Parlamentar do PS disse que, após cumprir este novo mandato de um ano, não se recandidatará ao lugar, entendendo que deve haver "uma renovação" na liderança daquela instituição internacional.

Até julho de 2016, Isabel Santos afirmou que as suas prioridades continuarão a ser as respostas ao "cada vez mais dramático fenómeno dos refugiados" e a casos de prisões por motivos políticos.

"Deparamo-nos com fenómenos graves de refugiados em países como a Itália e a Grécia, dois Estados-membros da União Europeia, mas também na Turquia, onde há cerca de dois milhões, dos quais 1,7 milhões provenientes da guerra na Síria. A OSCE enfrenta também as consequências da guerra entre a Ucrânia e os separatistas pró-russos, que já terá provocado cerca de 1,3 milhões de deslocados".

Na questão entre o executivo de Kiev e os separatistas pró-russos, Isabel Santos frisou que a OSCE é, neste momento, a única organização internacional que conserva um diálogo permanente com as duas partes.

Lusa

  • A menina síria que relata a guerra no Twitter está bem, diz o pai

    Mundo

    Bana Alabed, a menina síria de 7 anos que conta no Twitter a luta pela sobrevivência e os horrores da guerra em Alepo, teve de abandonar a sua casa que foi bombardeada mas está bem, disse hoje o seu pai à Agência France Press. A conta esteve fechada domingo, mas foi entretanto reativada e tem hoje uma nova publicação de Bana.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.