sicnot

Perfil

País

GNR intensifica fiscalização aos motociclos de sexta-feira a domingo

A GNR vai intensificar, de sexta-feira a domingo, em todo o país, a fiscalização junto dos condutores de motociclos, estando mobilizados para a operação cerca de 2.000 militares, indicou hoje a corporação.

(SIC/ Arquivo)

O patrulhamento vai estar direcionado para as estradas com maior intensidade de tráfego de motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos, e onde exista um risco acrescido de acidente, adianta a Guarda Nacional Republicana, em comunicado. 

Para a operação "Moto" vão estar mobilizados cerca de 2.000 militares de todos os comandos territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito, que têm como objetivo "proporcionar aos utentes das vias uma maior segurança e de sensibilizar os motociclistas para uma condução responsável", refere a GNR.

Segundo a corporação, o envolvimento de motociclos em acidentes de viação resultam, na maior parte dos casos, em vítimas mortais ou em feridos graves, e a maior parte das vítimas ocorre em cenário de despiste com colisões associadas. 

Para reduzir a sinistralidade rodoviária associada à condução destes veículos, a GNR aconselha os motociclistas a evitarem manobras perigosas, a não consumirem álcool durante a condução, a verificarem o estado dos pneus e a conduzirem dentro dos limites de velocidade definidos por lei, sobretudo dentro das localidades, assim como a usarem capacete, roupa e equipamento de proteção.

Lusa

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.