sicnot

Perfil

País

GNR intensifica fiscalização aos motociclos de sexta-feira a domingo

A GNR vai intensificar, de sexta-feira a domingo, em todo o país, a fiscalização junto dos condutores de motociclos, estando mobilizados para a operação cerca de 2.000 militares, indicou hoje a corporação.

(SIC/ Arquivo)

O patrulhamento vai estar direcionado para as estradas com maior intensidade de tráfego de motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos, e onde exista um risco acrescido de acidente, adianta a Guarda Nacional Republicana, em comunicado. 

Para a operação "Moto" vão estar mobilizados cerca de 2.000 militares de todos os comandos territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito, que têm como objetivo "proporcionar aos utentes das vias uma maior segurança e de sensibilizar os motociclistas para uma condução responsável", refere a GNR.

Segundo a corporação, o envolvimento de motociclos em acidentes de viação resultam, na maior parte dos casos, em vítimas mortais ou em feridos graves, e a maior parte das vítimas ocorre em cenário de despiste com colisões associadas. 

Para reduzir a sinistralidade rodoviária associada à condução destes veículos, a GNR aconselha os motociclistas a evitarem manobras perigosas, a não consumirem álcool durante a condução, a verificarem o estado dos pneus e a conduzirem dentro dos limites de velocidade definidos por lei, sobretudo dentro das localidades, assim como a usarem capacete, roupa e equipamento de proteção.

Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Défice recua em 2016 na zona euro e na UE

    Economia

    O défice e a dívida baixaram na zona euro e na União Europeia (UE) em 2016 face a 2015, tendo Portugal registado a terceira maior dívida (130,4%) entre os Estados-membros e um défice de 2%, segundo o Eurostat.

  • Incêndio na Amadora deixa 12 pessoas desalojadas
    1:59

    País

    Um incêndio destruiu este domingo a cobertura de um prédio de habitação na Buraca, no concelho da Amadora. Doze pessoas ficaram desalojadas, mas ninguém ficou ferido. Os bombeiros dominaram o fogo em cerca de uma hora, os moradores queixam-se da falta de eficácia no combate às chamas.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa