sicnot

Perfil

País

Antigos gestores de empresas do grupo Lena continuam a ser interrogados

Os dois antigos administradores de empresas ligadas ao grupo Lena continuam hoje a ser ouvidos no Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa. São suspeitos de branqueamento de capitais e fraude na obtenção de subsídios do Estado.

Em 2006, a Caixa Geral de Depósitos comprou 25% do capital do empreendimento Vale do Lobo por 500 milhões de euros. Um ano depois, fez uma parceria com a Lena Construções para a construção de imobiliário. (Arquivo)

Em 2006, a Caixa Geral de Depósitos comprou 25% do capital do empreendimento Vale do Lobo por 500 milhões de euros. Um ano depois, fez uma parceria com a Lena Construções para a construção de imobiliário. (Arquivo)

SIC

Os dois homens detidos na terça-feira pela Polícia Judiciária são suspeitos de branqueamento de capitais e fraude na obtenção de subsídios do Estado para projetos ligados às energias renováveis.

A operação conduzida plo Departamento Central de Investigação e Acção Penal envolveu buscas a casas, empresas e escritórios de advogados nas regiões de Leiria, Lisboa e Alentejo.

A investigação envolve cerca de 10 empresas que terão recebido 15 milhões de euros para falsos projetos que não saíram do papel.

  • Gestores de duas empresas do grupo Lena interrogados em tribunal
    1:28

    País

    São hoje interrogados os dois antigos administradores de empresas ligadas ao grupo Lena que foram detidos ontem. Terão recebido 15 milhões de euros em subsídios do estado para projectos que, afinal, eram falsos. A operação foi desencadeada ontem e envolveu buscas em cerca de 20 locais.

  • Buscas e duas detenções por suspeitas de desvio de subsídios

    País

    Está a decorrer uma operação da Policia Judiciária e Ministério Publico na zona da Grande Lisboa. Foram já feitas cerca de 20 buscas a empresas do grupo Lena. Dois empresários foram detidos, um deles pertence a este grupo empresarial. Em causa estão crimes de fraude na obtenção de subsídios e branqueamento de capitais.

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.