sicnot

Perfil

País

Cuidados paliativos no domicílio em Bragança

Cuidados paliativos no domicílio em Bragança

Um estudo recente revela que metade dos portugueses prefere morrer em casa, mas, em 2010, 62% das mortes ocorreram em hospitais. Para evitar internamentos indesejáveis, começaram a ser criadas equipas médicas de cuidados paliativos, que acompanham os doentes terminais na sua própria casa. O distrito de Bragança foi pioneiro na prestação de cuidados paliativos no domicílio. A SIC acompanhou no terreno o trabalho desses profissionais.

  • Cerca de metade dos doentes referenciados morre sem acesso a cuidados paliativos
    2:45

    País

    Metade dos doentes referenciados para os cuidados paliativos morre sem ter acesso à ajuda apropriada no final da vida. A conclusão é de um estudo da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos que, neste dia mundial, alerta para a ausência total deste tipo de assistência em algumas zonas do país. Em Portugal existem 23 equipas hospitalares e 11 domiciliárias dedicadas aos cuidados paliativos. Nenhuma funciona 24 horas por dia.

  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Nicolás Maduro quer convocar "cimeira mundial de solidariedade"

    Mundo

    O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, reiterou este sábado que convocará uma "cimeira mundial de solidariedade" com o país, que permita atenuar a "campanha criminosa" que considera existir contra a Venezuela, cujo Governo está cada vez mais isolado internacionalmente.

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.