sicnot

Perfil

País

Consumo de medicamentos de venda livre duplicou desde 2010

As autoridades de saúde estão preocupadas com a tendência crescente de automedicação em Portugal. O consumo de medicamentos não sujeitos a receita médica mais do que duplicou nos últimos 5 anos.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Mark Blinch / Reuters

Dados da consultora IMS Health mostram que em 2010 foram vendidos pouco mais de 1,2 milhões de embalagens de medicamentos de venda livre, e no final do ano passado o número atingiu cerca de 2,9 milhões.

Para informar a população para a importância da utilização responsável dos medicamentos não sujeitos a receita médica, a Apifarma, Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, lançou recentemente uma campanha de sensibilização.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.