sicnot

Perfil

País

Jardim lisboeta do Torel volta a ter praia em agosto

A praia urbana no jardim do Torel, em Lisboa, reabre em agosto, preparada para um aumento do número de visitantes graças a uma máquina de bombagem da piscina maior, disse à Lusa o presidente da junta de Santo António.

Tiago Petinga

"A máquina é maior para ter um uso mais intensivo. Gosto de jogar pelo seguro e como era para haver mais praias [na cidade] e não houve, foi uma opção", explicou Vasco Morgado.

Inaugurada no ano passado, a praia urbana do Torel recebeu mais de 80 mil pessoas.

Além da máquina de bombagem ser maior, algumas regras foram "mexidas e melhoradas", passando a ficar escrito que "é proibido entrar com vestuário dentro de água", indicou.

Vasco Morgado destacou ainda como novidades para este ano uma "biblioteca", a projeção de filmes dos anos 1980 e uma esplanada maior.

"A Chiado Editora vai estar na praia e quem quiser ler um livro vai buscar e entrega à saída e vamos ter também a projeção de filmes ao sábado à noite, começando pelo 'Flash Gordon' e passando pelo 'Lagoa Azul', 'Splash', 'A Sereia', 'Top Gun' e 'Os Goonies'", disse.

As bolas de Berlim, os gelados, os chapéus-de-sol e os nadadores-salvadores vão manter-se na praia, que terá também escalada e aulas de 'fitness' e zumba aos sábados.

A segunda época balnear na praia urbana do Torel é inaugurada oficialmente na sexta-feira à tarde, mas as portas vão estar abertas de manhã para quem quiser aproveitar o sol e banhar-se no lago com profundidade entre 90 centímetros e 1,50 metros (com capacidade total para 50 pessoas em simultâneo).

De entrada gratuita, a praia vai ficar a funcionar até 31 de agosto, das 10:00 às 20:00, horário que se prolonga até às 00:00 aos sábados por causa da projeção dos filmes.

Lusa

  • Há praia em Lisboa
    2:16

    País

    Lisboa, cidade à beira-rio, está a preparar-se para os dias quentes de Verão. E não vão faltar espaços refrescantes. Ribeira das Naus, Jardim do Torel, Belém e Benfica vão estar preparados para refrescar quem por lá passar.

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.