sicnot

Perfil

País

Fogo em Mangualde com uma frente ativa, linha da Beira Alta cortada

O fogo em mato no concelho de Mangualde, no distrito de Viseu, permanece ativo desde o início da tarde, com três frentes, combatido por 336 operacionais, tendo provocado o encerramento da linha férrea da Beira Alta.

"O incêndio continua ativo e está a ser avaliada a linha da Beira Alta para ver se é possível abrir à circulação", explicou à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu.

A linha da Beira Alta está cortada desde as 16:27, disse a fonte, acrescentando que "o fogo arde em mato, com três frentes ativas e que nenhuma residência está ameaçada.

O incêndio, com início às 15:59, está a ser combatido por 336 operacionais, apoiados por 96 meios terrestres.

A Proteção Civil apenas destaca na sua página na Internet incêndios com mais de três e com mais de 15 operacionais.

Às 23:45, estavam oito incêndios ativos em Portugal continental, segundo aquela entidade.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou hoje para o risco de incêndio florestal nos próximos dias, em níveis "elevado" e "muito elevado", devido às previsões do tempo seco e vento moderado.

Segundo a Proteção Civil, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê, para os próximos dias, uma subida gradual da temperatura, com máximas no interior a rondar os 40 graus no sábado, e mínimas acima dos 20 graus.

Lusa

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim