sicnot

Perfil

País

GNR deteve este ano 48 pessoas por crime de incêndio florestal

A GNR deteve este ano 48 pessoas pelo crime de incêndio florestal, mais nove do que em igual período de 2014, indicou hoje a corporação.

Num comunicado de balanço, a Guarda Nacional Republicana adianta que, no âmbito do patrulhamento e vigilância das zonas florestais, foram este ano identificadas 659 pessoas, mais 133 do que no mesmo período de 2014.

A GNR registou ainda 13.992 ocorrências de fogo, mais 7.956 do que no ano passado, e 1.041 autos de contraordenações por infração às medidas estabelecidas no âmbito do sistema nacional de defesa da floresta contra incêndios, menos 1.407 do que em 2014.

As contraordenações dizem respeito à não limpeza de matas, cumprimento dos perímetros de proteção em torno das habitações e realização de queimadas.

A GNR refere que as ações de primeira intervenção nos incêndios florestais encontram-se a cargo dos 574 militares do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), enquanto para as ações de vigilância e patrulhamento das áreas florestais e investigação das causas dos incêndios estão empenhados 948 elementos do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA).

Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o número de incêndios florestais mais do que duplicou este ano em relação ao ano passado, tendo-se registado 10.695 ocorrências de fogo, valor superior à média dos últimos 10 anos.

De acordo com os números divulgados, 10.695 incêndios registaram-se entre 01 de janeiro e 31 de julho, enquanto no mesmo período do ano passado tinham deflagrado 4.165.

A área ardida mais do que triplicou este ano, tendo os incêndios florestais atingido uma área de 27.921 hectares, enquanto no mesmo período de 2014 as chamas consumiram 7.575 ha.

Lusa

  • Reembolsos do IRS e IVA agravam défice

    Economia

    O défice orçamental atingiu os 1.931 milhões de euros em abril, mais 313 milhões em relação ao mesmo período do ano passado, segundo os dados da execução orçamental hoje revelados. A subida dos reembolsos fiscais agravaram as contas do Estado.

  • Pombo apanhado a transportar droga no Kuwait

    Mundo

    Há muitos anos, os pombos-correios serviam para trocar mensagens, quase como o WhatsApp da época. Contudo, nos dias de hoje a troca de informação é facilitada e há quem prefira usar estes animais para técnicas ilegais. Foi o que aconteceu no Kuwait, onde as autoridades apanharam um pombo com uma bolsa nas costas, que transportava drogas.

  • Herói de Paris não vai à Rússia
    2:12
  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00