sicnot

Perfil

País

GNR intensifica fiscalização ao uso do cinto de segurança e telemóvel na quarta-feira

A GNR intensifica, na quarta-feira, em todo o país, a fiscalização ao uso do cinto de segurança, cadeirinhas para crianças e do telemóvel durante a condução, indicou hoje a corporação.

Para a operação, denominada "Anjo da Guarda", vão estar mobilizados 1.000 militares dos comandos territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito, que vão realizar 470 ações de fiscalização, adianta a GNR, em comunicado.

Segundo a Guarda Nacional Republicana, as ações de fiscalização vão estar direcionadas para as vias situadas no interior das localidades e estradas nacionais, regionais e municipais, onde as infrações, por falta de cinto de segurança e cadeirinhas para crianças e uso do telemóvel, são mais frequentes.

A GNR registou, desde o início do ano e até ao dia 10 de agosto, 18.697 infrações por uso indevido de telemóvel durante a condução, 19.880 por incorreta ou não utilização do cinto de segurança e 1.427 pela falta dos sistemas de retenção para crianças.

Perante estes números, a GNR salienta que vai realizar, este ano, diversas operações de cariz preventivo, com o objetivo de alertar os condutores para os riscos associados a estas infrações, principalmente da incorreta ou não utilização do cinto de segurança e das cadeirinhas para crianças, tendo em conta que estão associadas às principais causas de agravamento das lesões provocadas em caso de acidente.

Lusa

  • Grupo armado mata 26 cristãos no Egipto
    1:03
  • O "chega p'ra lá" de Trump
    2:35
  • Oliveira Costa "era incompetente para todos os lugares em que eu o vi"
    3:12
    Quadratura do Círculo

    Quadratura do Círculo

    QUINTA-FEIRA 23:00

    O caso BPN esteve em destaque no programa Quadratura do Circulo desta quinta-feira. Pacheco Pereira relembrou que os maiores prejuízos são posteriores à nacionalização e responsabiliza José Sócrates. O Jorge Coelho disse que se fez justiça e que é uma prova que o Estado de direito português está a funcionar. Lobo Xavier garantiu também que Oliveira Costa era incompetente por natureza.

  • A promessa e a peregrinação do Presidente no Luxemburgo
    2:28

    País

    O Presidente da República promete voltar ao Luxemburgo até ao final do ano, se houver mais 10 mil portugueses recenseados até julho. Marcelo Rebelo de Sousa participou esta quinta-feira na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, que todos os anos recebe milhares de emigrantes portugueses.

    Enviados SIC

  • Álcool é "de longe" a droga mais consumida pelos portugueses

    País

    O álcool é, "de longe", a substância mais consumida pelos portugueses que responderam ao maior inquérito `online` sobre consumo de drogas, com mais de 14% dos homens a descreveram padrões considerados problemáticos, segundo os resultados hoje divulgados.