sicnot

Perfil

País

Festa do Pontal junta hoje PSD e CDS-PP na "rentrée" da coligação

Pela primeira vez, PSD e CDS-PP juntam-se hoje na tradicional Festa do Pontal, com a coligação Portugal à Frente a eleger o calçadão de Quarteira (Algarve) como palco para uma "rentrée" conjunta.

Lusa

A menos de dois meses das eleições legislativas de 04 de outubro, a tradicional 'rentrée' social-democrata contará assim com a presença dos líderes do PSD, Pedro Passos Coelho, e do CDS-PP, Paulo Portas, que "dividirão" o palco para os primeiros discursos depois das férias.

Antes de Passos e Portas falarão ainda os líderes das distritais e das concelhias de Loulé, o cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP, o independente José Costa Barros, e da primeira candidata do CDS-PP, Teresa Caeiro (número três da lista).

No ano passado, o primeiro-ministro e presidente do PSD deixou no Pontal um desafio ao PS, afirmando que o PSD estaria disponível para acordar uma reforma da Segurança Social com o PS antes das eleições de 2015.

Um ano depois, e sem qualquer acordo para a reforma da Segurança Social, Passos Coelho e Paulo Portas sobem ao palco com os olhos postos em outubro, com discursos que terão por certo como alvo principal o PS e António Costa.

A Festa do Pontal realizou-se pela primeira vez há 38 anos, em agosto de 1976, altura em que decorreu no Pinhal do Pontal, junto à Ria Formosa, em Faro, e chegou a contar por duas vezes com a presença do fundador e primeiro líder do partido, Francisco Sá Carneiro.

Após um interregno de sete anos, a festa foi retomada em 2005.

A primeira vez que Passos Coelho foi à Festa Pontal como líder do PSD foi em 2011, dois meses depois de ter chegado à chefia do Governo, após a vitória nas legislativas de junho desse ano.

Lusa

  • "Desisto com muita dificuldade, só abandono a liderança se houver rebelião"
    2:39

    País

    Eleito com menos de 40% dos votos, Fernando Negrão desvaloriza as críticas de alguns deputados que consideram que a nova liderança parlamentar do PSD não está legitimada. Em entrevista à SIC Notícias, disse esta quinta-feira que não há problema se houver deputados a sair porque podem sempre ser substituídos.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • Arqueólogos anunciam descoberta de selo com assinatura do profeta Isaías

    Mundo

    Arqueólogos israelitas afirmam ter descoberto a marca de um selo num pedaço de argila que exibe o que consideram ser a assinatura do profeta bíblico Isaías, a quem se atribui a autoria de um livro do Antigo Testamento e de vários excertos do Novo Testamento. O achado arqueológico agora divulgado poderá ser a primeira prova da existência do profeta Isaías até agora encontrada. A descoberta aconteceu em Jerusalém, próximo do local onde foi encontrada um outro selo com a impressão da assinatura do rei Ezequias de Judá.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Escolas da Portela e Moscavide degradadas e com amianto
    3:00