sicnot

Perfil

País

Três concelhos de Coimbra, Santarém e Castelo Branco em risco máximo de incêndio

Três concelhos dos distritos de Coimbra, Santarém e Castelo Branco apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

O incêndio obrigou à retirada de cerca de 100 utentes de um lar e centro de atividades de tempos livres. (Arquivo)

O incêndio obrigou à retirada de cerca de 100 utentes de um lar e centro de atividades de tempos livres. (Arquivo)

O incêndio obrigou à retirada de cerca de 100 utentes de um lar e centro de atividades de tempos livres. (Arquivo)

O incêndio obrigou à retirada de cerca de 100 utentes de um lar e centro de atividades de tempos livres. (Arquivo)

De acordo com o IPMA, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, do Sardoal, em Santarém, e de Vila de Rei, em Castelo Branco.

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio seis concelhos do distrito de Braga, quatro concelhos de Castelo Branco, três de Coimbra, cinco de Santarém, três de Portalegre, um de Évora, um em Beja e cinco em Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para as regiões norte e centro do continente, o IPMA prevê para hoje céu com períodos de muito nublado, diminuindo de nebulosidade durante a tarde nas regiões do litoral e do interior a sul da serra da Estrela. O vento soprará em geral fraco do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado nas terras altas e no litoral a sul do cabo Mondego, em especial durante a tarde.

Para a região Sul, as previsões apontam para céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até meio da manhã. O vento soprará fraco a moderado de noroeste, soprando moderado em especial durante a tarde, no litoral oeste, e de sudoeste no sotavento algarvio.

Nos Açores, grupo ocidental e central, o céu apresentará períodos de céu muito nublado com boas abertas, estando previstos aguaceiros fracos para o fim da tarde.

Para o grupo oriental, prevê-se céu geralmente pouco nublado, aumentando de nebulosidade para o fim do dia.

Para a Madeira, prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade e uma pequena descida da temperatura máxima.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 26 graus Celsius em Lisboa, 20 no Porto, 27 em Faro, 25 no Funchal e em Ponta Delgada.

Lusa

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.