sicnot

Perfil

País

Três concelhos de Coimbra, Santarém e Castelo Branco em risco máximo de incêndio

Três concelhos dos distritos de Coimbra, Santarém e Castelo Branco apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

O incêndio obrigou à retirada de cerca de 100 utentes de um lar e centro de atividades de tempos livres. (Arquivo)

O incêndio obrigou à retirada de cerca de 100 utentes de um lar e centro de atividades de tempos livres. (Arquivo)

De acordo com o IPMA, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, do Sardoal, em Santarém, e de Vila de Rei, em Castelo Branco.

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio seis concelhos do distrito de Braga, quatro concelhos de Castelo Branco, três de Coimbra, cinco de Santarém, três de Portalegre, um de Évora, um em Beja e cinco em Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para as regiões norte e centro do continente, o IPMA prevê para hoje céu com períodos de muito nublado, diminuindo de nebulosidade durante a tarde nas regiões do litoral e do interior a sul da serra da Estrela. O vento soprará em geral fraco do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado nas terras altas e no litoral a sul do cabo Mondego, em especial durante a tarde.

Para a região Sul, as previsões apontam para céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até meio da manhã. O vento soprará fraco a moderado de noroeste, soprando moderado em especial durante a tarde, no litoral oeste, e de sudoeste no sotavento algarvio.

Nos Açores, grupo ocidental e central, o céu apresentará períodos de céu muito nublado com boas abertas, estando previstos aguaceiros fracos para o fim da tarde.

Para o grupo oriental, prevê-se céu geralmente pouco nublado, aumentando de nebulosidade para o fim do dia.

Para a Madeira, prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade e uma pequena descida da temperatura máxima.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 26 graus Celsius em Lisboa, 20 no Porto, 27 em Faro, 25 no Funchal e em Ponta Delgada.

Lusa

  • Juízes desmarcam greve prevista para início de outubro

    País

    A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) desmarcou a greve que tinha convocado para 03 e 04 de outubro, disse hoje à Lusa a presidente da estrutura sindical. Segundo Manuela Paupério, a paralisação foi desconvocada após a ASJP ter verificado "grande abertura" dos grupos parlamentares para "discutir integralmente" o estatuto dos magistrados judiciais.

  • Pelo menos 2 mortos em Guadalupe à passagem do furacão Maria

    Mundo

    A passagem na terça-feira do furacão Maria pelo arquipélago francês de Guadalupe, nas Caraíbas, provocou a morte de duas pessoas, indicou o governo. Em declarações à Rádio RCI, Eric Maire, delegado do governo, disse que um homem morreu devido à queda de uma árvore, e que outra pessoa foi encontrada morta junto ao mar.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.