sicnot

Perfil

País

Três concelhos de Coimbra, Santarém e Castelo Branco em risco máximo de incêndio

Três concelhos dos distritos de Coimbra, Santarém e Castelo Branco apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

O incêndio obrigou à retirada de cerca de 100 utentes de um lar e centro de atividades de tempos livres. (Arquivo)

O incêndio obrigou à retirada de cerca de 100 utentes de um lar e centro de atividades de tempos livres. (Arquivo)

De acordo com o IPMA, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, do Sardoal, em Santarém, e de Vila de Rei, em Castelo Branco.

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio seis concelhos do distrito de Braga, quatro concelhos de Castelo Branco, três de Coimbra, cinco de Santarém, três de Portalegre, um de Évora, um em Beja e cinco em Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para as regiões norte e centro do continente, o IPMA prevê para hoje céu com períodos de muito nublado, diminuindo de nebulosidade durante a tarde nas regiões do litoral e do interior a sul da serra da Estrela. O vento soprará em geral fraco do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado nas terras altas e no litoral a sul do cabo Mondego, em especial durante a tarde.

Para a região Sul, as previsões apontam para céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até meio da manhã. O vento soprará fraco a moderado de noroeste, soprando moderado em especial durante a tarde, no litoral oeste, e de sudoeste no sotavento algarvio.

Nos Açores, grupo ocidental e central, o céu apresentará períodos de céu muito nublado com boas abertas, estando previstos aguaceiros fracos para o fim da tarde.

Para o grupo oriental, prevê-se céu geralmente pouco nublado, aumentando de nebulosidade para o fim do dia.

Para a Madeira, prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade e uma pequena descida da temperatura máxima.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 26 graus Celsius em Lisboa, 20 no Porto, 27 em Faro, 25 no Funchal e em Ponta Delgada.

Lusa

  • Morreu José Manuel Castello-Lopes

    Cultura

    O empresário de cinema morreu esta quinta-feira aos 86 anos. A notícia da morte foi avançada hoje pela Academia Portuguesa de Cinema na sua página de Facebook.

  • Grupo armado mata 26 cristãos no Egipto
    1:03
  • O "chega p'ra lá" de Trump
    2:35
  • Oliveira Costa "era incompetente para todos os lugares em que eu o vi"
    3:12
    Quadratura do Círculo

    Quadratura do Círculo

    QUINTA-FEIRA 23:00

    O caso BPN esteve em destaque no programa Quadratura do Circulo desta quinta-feira. Pacheco Pereira relembrou que os maiores prejuízos são posteriores à nacionalização e responsabiliza José Sócrates. O Jorge Coelho disse que se fez justiça e que é uma prova que o Estado de direito português está a funcionar. Lobo Xavier garantiu também que Oliveira Costa era incompetente por natureza.

  • A promessa e a peregrinação do Presidente no Luxemburgo
    2:28

    País

    O Presidente da República promete voltar ao Luxemburgo até ao final do ano, se houver mais 10 mil portugueses recenseados até julho. Marcelo Rebelo de Sousa participou esta quinta-feira na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, que todos os anos recebe milhares de emigrantes portugueses.

    Enviados SIC

  • Álcool é "de longe" a droga mais consumida pelos portugueses

    País

    O álcool é, "de longe", a substância mais consumida pelos portugueses que responderam ao maior inquérito `online` sobre consumo de drogas, com mais de 14% dos homens a descreveram padrões considerados problemáticos, segundo os resultados hoje divulgados.