sicnot

Perfil

País

Morreu militar sérvio que cumpria pena por crimes de guerra em Portugal

A Direção-Geral dos Serviços Prisionais portugueses confirmou esta segunda-feira a morte de um antigo militar sérvio condenado por crimes de guerra durante o conflito dos Balcãs, que cumpria pena em Portugal.

Mile Mrksic tinha 68 anos e morreu ontem num hospital público, vítima de doença prolongada. (Arquivo)

Mile Mrksic tinha 68 anos e morreu ontem num hospital público, vítima de doença prolongada. (Arquivo)

Mile Mrksic tinha 68 anos e morreu ontem num hospital público, vítima de doença prolongada.

O sérvio cumpria uma pena na cadeia de alta segurança de Monsanto. O ex-oficial do Exército entregou-se ao Tribunal Internacional para a antiga jugoslávia da ONU em 2002.

Em 2009 foi condenado a 20 anos de prisão pela tortura e homicídio de quase 200 pessoas. Mrksic foi o responsável por retirar as tropas que guardavam os prisioneiros de guerra croatas, e assim permitir que as forças paramilitares sérvias os torturassem.

Na altura, o tribunal considerou que, apesar de não ter participado ativamente nos homicídios, não fez nada para impedir o massacre.

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • Sol e calor ficam para o Natal
    1:50

    País

    Com o Natal à porta, o sol teima em ficar um pouco por todo o país. Até a norte as temperaturas estão altas para esta época do ano com o distrito do Porto a rondar os 18 graus.

  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10