sicnot

Perfil

País

Enfermeiros estão hoje em greve na região Centro

Os enfermeiros vão estar esta quarta-feira em greve, na região Centro, e quinta-feira, no Norte, em protesto contra a ausência de propostas do Governo sobre a revisão salarial.

Francisco Seco / AP

Esta greve regional, convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), começou em Lisboa, no Alentejo e Algarve, onde as paralisações se verificaram de 11 a 13 de agosto, e estende-se agora às regiões do Centro e Norte.

Em causa estão a revisão da grelha salarial, o reposicionamento dos atuais enfermeiros nas novas grelhas salariais que forem negociadas, o suplemento remuneratório para enfermeiro especialista e a harmonização salarial dos enfermeiros em Contrato Individual de Trabalho (CIT).

O sindicato alega que, das quatro propostas apresentadas à tutela, apenas uma -- harmonização salarial dos profissionais em CIT - obteve uma contraproposta por parte do ministério, não tendo contudo sido ainda concretizada.

Segundo o SEP, no dia 27 de julho, o Ministério da Saúde apresentou uma proposta de harmonização salarial para cerca de 10 mil enfermeiros em CIT, mas não os "reposicionou de imediato" e "não apresentou contrapropostas em relação às outras três matérias", o que justifica esta nova greve.

O sindicato sublinha que, apesar das greves de 11, 12 e 13 de agosto, o Governo, através dos Ministérios da Saúde e das Finanças, continuou sem apresentar contrapropostas negociais e sem resolver outros aspetos apresentados nas reuniões de negociação.

Lusa

  • Enfermeiros cumprem segundo dia de greve
    0:35

    País

    Depois de Lisboa e Vale do Tejo, os enfermeiros cumprem o segundo dia de greve. Amanhã, a paralisação realiza-se no Algarve e, posteriormente, no centro e norte do país. O Sindicato exige do Governo uma contraproposta de revisão salarial, mas por causa greve o Ministério da Saúde suspendeu as negociações com os sindicatos.

  • Greve dos enfermeiros no Algarve com adesão a rondar 90%
    0:56

    País

    A greve dos enfermeiros nos hospitais e centros de saúde no Algarve teve uma adesão a rondar os 90%, segundo os dados avançados pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses. A paralisação de três dias começou na terça-feira em Lisboa e Vale do Tejo. Ontem foi dia de greve dos enfermeiros no Alentejo e hoje no Algarve. Os profissionais de saúde estão em protesto contra o adiamento da revisão salarial.

  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50
  • Como comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Primeira casa reconstruída de raiz depois dos incêndios de Pedrógão já foi entregue
    1:49
  • Saiba que efeitos causam os diferentes tipos de bebidas alcoólicas

    Mundo

    As diferentes bebidas alcoólicas alteram e moldam o estado de espírito de formas distintas, concluiu um estudo científico sobre consumo de álcool e emoções. Segundo esta pesquisa, quem ingere bebidas espirituosas pode sentir-se irritado, sexy ou triste, enquanto quem opta pelo vinho tinto ou cerveja terá mais probabilidade de se sentir descontraído.