sicnot

Perfil

País

Enfermeiros estão hoje em greve na região Centro

Os enfermeiros vão estar esta quarta-feira em greve, na região Centro, e quinta-feira, no Norte, em protesto contra a ausência de propostas do Governo sobre a revisão salarial.

Francisco Seco / AP

Esta greve regional, convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), começou em Lisboa, no Alentejo e Algarve, onde as paralisações se verificaram de 11 a 13 de agosto, e estende-se agora às regiões do Centro e Norte.

Em causa estão a revisão da grelha salarial, o reposicionamento dos atuais enfermeiros nas novas grelhas salariais que forem negociadas, o suplemento remuneratório para enfermeiro especialista e a harmonização salarial dos enfermeiros em Contrato Individual de Trabalho (CIT).

O sindicato alega que, das quatro propostas apresentadas à tutela, apenas uma -- harmonização salarial dos profissionais em CIT - obteve uma contraproposta por parte do ministério, não tendo contudo sido ainda concretizada.

Segundo o SEP, no dia 27 de julho, o Ministério da Saúde apresentou uma proposta de harmonização salarial para cerca de 10 mil enfermeiros em CIT, mas não os "reposicionou de imediato" e "não apresentou contrapropostas em relação às outras três matérias", o que justifica esta nova greve.

O sindicato sublinha que, apesar das greves de 11, 12 e 13 de agosto, o Governo, através dos Ministérios da Saúde e das Finanças, continuou sem apresentar contrapropostas negociais e sem resolver outros aspetos apresentados nas reuniões de negociação.

Lusa

  • Enfermeiros cumprem segundo dia de greve
    0:35

    País

    Depois de Lisboa e Vale do Tejo, os enfermeiros cumprem o segundo dia de greve. Amanhã, a paralisação realiza-se no Algarve e, posteriormente, no centro e norte do país. O Sindicato exige do Governo uma contraproposta de revisão salarial, mas por causa greve o Ministério da Saúde suspendeu as negociações com os sindicatos.

  • Greve dos enfermeiros no Algarve com adesão a rondar 90%
    0:56

    País

    A greve dos enfermeiros nos hospitais e centros de saúde no Algarve teve uma adesão a rondar os 90%, segundo os dados avançados pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses. A paralisação de três dias começou na terça-feira em Lisboa e Vale do Tejo. Ontem foi dia de greve dos enfermeiros no Alentejo e hoje no Algarve. Os profissionais de saúde estão em protesto contra o adiamento da revisão salarial.

  • Trump eleito personalidade do ano pela revista Time

    Mundo

    O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi eleito personalidade do ano pla revista Time. O título é atribuído pela publicação norte-americana há quase 90 anos para distinguir a figura que marcou o ano.

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.