sicnot

Perfil

País

Cidadãos contra Acordo Ortográfico apelam à participação em manifestação sábado

O grupo de "Cidadãos contra o Acordo Ortográfico de 1990" apelou hoje à participação da população na manifestação "apartidária e em defesa da língua portuguesa" marcada para sábado, às 14:30, no Largo do Chiado, em Lisboa.

© Christian Hartmann / Reuters

Depois da concentração, segue-se um desfile, às 15:00, em direção à Assembleia da República, indicou à agência Lusa Artur Magalhães Mateus, porta-voz da comissão executiva da iniciativa que tem como finalidade promover um referendo sobre o Acordo Ortográfico.

"O objetivo é dar visibilidade ao ativismo contra o Acordo, e alertar as forças políticas de que a iniciativa existe e que deve ser viabilizada", defendeu o responsável.

A manifestação está a ser divulgada através das redes sociais e é da responsabilidade do grupo do facebook "Cidadãos contra o "Acordo Ortográfico" de 1990" criado há dois anos na internet e que defende a realização de um referendo, para o qual já recolheu 15 mil assinaturas, indicou o porta-voz.

Segundo o responsável, "quando for concluída a recolha de 75 mil assinaturas em papel, terá de haver obrigatoriamente uma votação da iniciativa no parlamento".

"Queremos que os cidadãos sejam finalmente ouvidos nesta matéria. A língua portuguesa não pertence aos que estão dentro dos gabinetes a tomar decisões para a alterar. Pertence a todos, sobretudo à população", sustentou.

O grupo que promove a manifestação, afirma Artur Magalhães Mateus, está convicto de que será fácil conseguir a totalidade das assinaturas porque "os estudos já desenvolvidos revelam que mais de 85% dos portugueses são totalmente contra o Acordo".

Indicou ainda que durante a manifestação serão recolhidas assinaturas para a iniciativa do referendo.

Lusa

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.