sicnot

Perfil

País

Mais de 400 acidentes domésticos ou de lazer registam-se todos os meses em Portugal

Mais de 400 acidentes domésticos ou de lazer registam-se em Portugal todos os meses, com as quedas a serem a principal causa no período de quase quatro anos analisado pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge.

© Christian Charisius / Reuters

Partindo de dados dos serviços de urgência do Serviço Nacional de Saúde (SNS), investigadores do Instituto Ricardo Jorge (INSA) analisaram acidentes em casa e em lazer ocorridos entre 1 de janeiro de 2010 e 30 de setembro de 2014, período durante o qual foram reportados 24.752 casos

A distribuição por grupo etário de todos estes casos revelou proporções mais elevadas de acidentes nos homens até aos 55 anos, enquanto acima dos 55 são as mulheres as que apresentam maiores percentagens de acidentes.

"Esta observação poderá ser explicada pelo facto de os homens preferirem atividades com maior risco físico ou práticas desportivas mais radicais", referem os autores do relatório do INSA que contém os dados do sistema EVITA -- Epidemiologia e Vigilância dos Traumatismos e Acidentes.

Já em relação ao predomínio de acidentes nas mulheres mais velhas, a explicação pode estar no facto de a população geral conter uma maior proporção de mulheres em idades mais avançadas.

As quedas foram as principais causas de lesões nos acidentes domésticos e de lazer, destacando-se de forma pronunciada no período analisado.

Já o tipo de lesão mais frequente resultante de acidentes em casa ou em atividades de lazer foram as contusões/hematomas, constituindo metade de todas as lesões, seguidas das feridas abertas.

O artigo do INSA recorda que os acidentes domésticos e de lazer representaram 42% das 233 mil mortes por acidente registadas na União Europeia no período entre 2008 e 2010, motivando ainda mais de 22 milhões de hospitalizações.

Lusa

  • Palestina anuncia congelamento total das relações com Israel

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, anunciou hoje o "congelamento de relações" com Israel "a todos os níveis", quando cresce a tensão entre as partes devido ao reforço de segurança promovido pelos israelitas na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém.

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.