sicnot

Perfil

País

ASAE apreende nove toneladas de produtos à base de carne e de pesca congelados

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou hoje a apreensão de nove toneladas de carne e produtos à base de carne e de pesca congelados durante uma ação de fiscalização nacional que envolveu 1.325 viaturas.

(Arquivo)

(Arquivo)

A ação de fiscalização, denominada "Operação Circular", decorreu na sexta-feira e teve como objetivo "verificar as condições de transporte de mercadorias em circulação (bens alimentares e não alimentares) nas principais vias de acesso aos grandes centros urbanos, industriais e mercados abastecedores", refere a ASAE em comunicado.

Segundo a ASAE, as autoridades verificaram as condições higiossanitárias de transporte, fizeram o controlo de temperatura e analisaram a rotulagem dos produtos e a documentação de acompanhamento de mercadorias.

Durante a ação, desenvolvida em colaboração com a PSP e a GNR, foram fiscalizadas 1.325 viaturas e controladas mais de 1.500 toneladas de produtos diversos (carnes, pescado, hortofrutícolas, produtos de padaria e pastelaria, bebidas, têxteis e calçado, produtos da construção entre outros).

Na sequência da fiscalização, a ASAE apreendeu cerca de nove toneladas de produtos (carnes frescas, congeladas, produtos à base de carne e produtos da pesca congelados) e instaurou 17 processos de contraordenação.

As principais infrações detetadas foram "o incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, a falta de condições do veículo para transporte de géneros alimentícios e a falta de controlo metrológico de equipamento de registo de temperatura", refere a ASAE.

A operação decorreu em cerca de 50 localidades, nos concelhos de Lisboa, Porto, Braga, Viana do Castelo, Mirandela, Coimbra, Viseu, Aveiro, Leiria, Castelo Branco, Guarda, Almeirim, Évora, Beja, Albufeira e Faro.

Durante a operação de fiscalização foi ainda instaurado um processo-crime por desobediência, dado ter sido detetada mercadoria proveniente de um entreposto não autorizado (alvo de fiscalização anterior da ASAE).

Além disso, o veículo não possuía condições de frio para transporte de produtos alimentares.

Na sequência de um acidente de viação na autoestrada do norte (A1) de uma viatura que transportava carne fresca de aves, as autoridades fiscalizaram a viatura, tendo apreendido cerca de quatro toneladas de carne que, por decisão do operador económico, foram encaminhadas para subprodutos.

Lusa

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.