sicnot

Perfil

País

Oito oficiais e um profissional da GNR alvo de inquéritos disciplinares

O comando-geral da GNR instaurou pelo menos nove processos disciplinares a um profissional da guarda e a oito oficiais. Dois oficiais alvos de inquérito são os dirigentes da Associação Nacional de Oficiais da Guarda que, em comunicado, consideraram um desrespeito para com todos os militares a não aprovação dos estatutos da profissão.

(SIC/ Arquivo)

(SIC/ Arquivo)

Outros cinco processos disciplinares dizem respeito a oficiais que fizeram comentários no Facebook sobre o mesmo assunto.

A GNR confirma que instaurou um conjunto de processos mas recusa fazer mais qualquer comentário por se tratar de um assunto disciplinar interno.

  • GNR instaurou processo disciplinar ao presidente da Associação dos Profissionais da Guarda
    2:00

    País

    A GNR instaurou um processo disciplinar ao presidente da Associação dos Profissionais da Guarda. César Nogueira foi notificado por causa das últimas declarações que fez sobre as alegadas pressões da hierarquia militar para que o estatuto da GNR não fosse aprovado. O comando Geral confirma a instauração de processos mas não comenta, por se tratar de uma questão de disciplina interna.

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC