sicnot

Perfil

País

Oito oficiais e um profissional da GNR alvo de inquéritos disciplinares

O comando-geral da GNR instaurou pelo menos nove processos disciplinares a um profissional da guarda e a oito oficiais. Dois oficiais alvos de inquérito são os dirigentes da Associação Nacional de Oficiais da Guarda que, em comunicado, consideraram um desrespeito para com todos os militares a não aprovação dos estatutos da profissão.

(SIC/ Arquivo)

(SIC/ Arquivo)

Outros cinco processos disciplinares dizem respeito a oficiais que fizeram comentários no Facebook sobre o mesmo assunto.

A GNR confirma que instaurou um conjunto de processos mas recusa fazer mais qualquer comentário por se tratar de um assunto disciplinar interno.

  • GNR instaurou processo disciplinar ao presidente da Associação dos Profissionais da Guarda
    2:00

    País

    A GNR instaurou um processo disciplinar ao presidente da Associação dos Profissionais da Guarda. César Nogueira foi notificado por causa das últimas declarações que fez sobre as alegadas pressões da hierarquia militar para que o estatuto da GNR não fosse aprovado. O comando Geral confirma a instauração de processos mas não comenta, por se tratar de uma questão de disciplina interna.

  • Pescador desaparecido no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço

    País

    O pescador desapareceu na noite deste sábado no rio Minho, em Alvaredo, no concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo. Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil estão envolvidos nas buscas 15 operacionais e quatro viaturas.

  • Portugal vai testar capacidade de resposta a ciberataque
    0:22

    País

    O exercício está marcado para os dias 09 e 10 de maio e é o primeiro a nível nacional a testar um ciberataque em Portugal. O teste é organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) para apurar "o "grau de preparação" das várias entidades públicas e privadas, mas já conclusões a ter em conta. Segundo o coordenador do CNCS, Pedro Veiga confirma-se tendência para os ataques serem cada vez mais sofisticados e é preciso alertar a população para o que publicam na internet e se pode colocar em risco a privacidade e a segurança.

  • Mont-Saint-Michel evacuado "por precaução"

    Mundo

    O monumento do Monte Saint-Michel, no oeste de França, foi evacuado hoje de manhã "por precaução", tendo sido retirados os turistas e habitantes devido à presença de um suspeito que ameaçou as forças da ordem, anunciou a polícia francesa.

  • As suspeitas que recaem sobre Ricardo Salgado e Manuel Pinho
    2:00