sicnot

Perfil

País

Radão em excesso em 65% das escolas avaliadas no distrito em Bragança

Radão em excesso em 65% das escolas avaliadas no distrito em Bragança

Um estudo realizado pela Faculdade de Engenharia do Porto detetou gás radioativo, dióxido de carbono e poeiras poluentes em creches e escolas do Norte do País. A situação mais preocupante verifica-se no distrito de Bragança onde o radão, em excesso, foi identificado em 65% das escolas avaliadas.

  • Níveis elevados de CO2 em creches e escolas do Porto e Bragança aumentam asma infantil

    País

    Mais de 50% das salas de creches, jardins-de-infância e escolas primárias do Porto e Bragança têm níveis de concentração de dióxido de carbono acima dos limiares legislados, aumentando a probabilidade dos bebés e crianças contraírem asma. A conclusão faz parte de uma investigação dirigida pela Universidade do Porto. O estudo identificou ainda concentrações de radão, um gás radioativo natural e cancerígeno. A Fenprof já reagiu e defende um "plano de diagnóstico".

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.