sicnot

Perfil

País

Outono vai continuar quente

O início de semana vai ser marcado pelo bom tempo, com as temperaturas máximas a chegarem aos 32 graus Celsius no Alentejo, disse à agência Lusa a meteorologista Paula Leitão, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

© Vincent Kessler / Reuters


"Para hoje, segunda-feira, não estamos a prever muitas diferenças no estado do tempo em relação ao fim de semana. A tendência entre hoje e sexta-feira é para pequenas oscilações nas temperaturas, mas nada de significativo. Os dias vão manter-se quentes", adiantou a meteorologista do IPMA.

De acordo com Paula Leitão, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje céu geralmente pouco nublado com alguma nebulosidade no litoral oeste durante a manhã e depois a partir da tarde na faixa costeira.

"Nas regiões do interior, durante a tarde tem havido formação de nebulosidade dispersa que vai continuar a ocorrer hoje e terça-feira. A esta nebulosidade estão associados aguaceiros e até mesmo trovoadas ocasionais. Neste início de semana não vamos ter uma grande alteração do estado do tempo", referiu a especialista.

Segundo Paula Leitão, para hoje estão previstos 25 graus Celsius no Porto, em Bragança 26, em Lisboa 29, em Beja 30, Évora 32 e 26 em Faro.

"A tendência ao longo da semana é pequenas oscialções. Vamos ter uma pequena descida da temperatura na terça e na quarta-feira, mas depois na quinta sobe. As variações são pequenas e graduais. Vão manter-se os dias quentes", salientou.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no litoral da região centro até meio da manhã e temporariamente muito nublado nas regiões centro e sul, com ocorrência de aguaceiros e trovoada durante a tarde, em especial nas regiões do interior.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado nas terras altas do norte e centro e na costa sul do Algarve, rodando temporariamente para noroeste no litoral oeste durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal no litoral a norte do Cabo Raso e pequena descida da temperatura máxima na região Sul.

Para a Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e nas terras altas, vento moderado de nordeste e pequena descida da temperatura.

O IPMA prevê para os Açores períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros e vento fresco com rajadas até 65 quilómetros por hora.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre os 16 e os 29 graus Celsius, no Porto entre 13 e 25, em Bragança entre 10 e 26, em Viseu entre 15 e 27, na Guarda entre 12 e 23, em Castelo Branco entre 17 e 30, em Santarém entre 14 e 31, em Évora entre 15 e 32, em Beja entre 16 e 30, em Faro entre 19 e 26, no Funchal entre 20 e 25, em Ponta Delgada entre19 e 24, em Angra do Heroísmo entre 18 e 23 e em Santa Cruz das Flores entre 16 e 22.

Lusa

  • Outono chega com temperaturas de verão

    País

    Estamos oficialmente no outono. Chegou às 09:20, mas o dia de duração exatamente igual à noite, que marca os equinócios, só acontece no sábado, já que na quarta-feira haverá mais oito minutos de sol.

  • Todos os distritos sob Aviso Amarelo devido ao frio

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou Portugal continental sob Aviso Amarelo na quarta e na quinta-feira. Os termómetros vão estar abaixo de zero em todo o território, à exceção dos distritos de Lisboa, Porto e Faro.

  • Motim em prisão brasileira fez pelo menos 30 mortos
    1:09

    Mundo

    Um novo motim numa prisão brasileira fez pelo menos 30 mortos. A prisão, que é a maior do Estado do Rio Grande do Norte, tem capacidade para 600 reclusos mas acolhe quase o dobro. Após o motim de 14 horas, a polícia já tem o controlo total da prisão.

  • Aqui também se vive
    16:07
  • Austrália condena Japão por caça de baleias no Oceano Antártico

    Mundo

    O Governo da Austrália condenou hoje o Japão por retomar a caça de baleias no Oceano Antártico, após a divulgação de imagens de um cetáceo morto a bordo de um barco japonês que se encontrava em águas protegidas.O ministro do Ambiente, Josh Frydenberg, manifestou "profunda deceção", um dia depois de a organização Sea Shepherd divulgar fotografias e vídeos de uma baleia minke no barco japonês Nisshin Maru.