sicnot

Perfil

País

Casos de botulismo alimentar prejudicam setor do fumeiro em Trás-os-Montes

Casos de botulismo alimentar prejudicam setor do fumeiro em Trás-os-Montes

A notícia dos três casos de botulismo alimentar, relacionados com a ingestão de alheira da marca "Origem Transmontana", está a ter consequências negativas para o setor do fumeiro de Trás-os-Montes. Há já produtores de alheiras de Mirandela que se viram confrontados com o cancelamento de encomendas porque os consumidores estão associar o nome daquela marca a todos os produtos com origem na Região transmontana.

  • O que é o botulismo?
    0:59

    País

    Os produtos da marca "Origem Transmontana" que foram retirados do mercado terão causado três casos de botulismo alimentar. Em comunicado, a Direção Geral da Saúde alerta para os perigos e explica o que pode estar na origem da doença.

  • Retirados do mercado produtos de carne e queijo da marca "Origem Transmontana"
    1:03

    País

    As autoridades de saúde mandaram retirar do mercado os produtos à base de carne e os queijos da marca "Origem Transmontana". A medida foi tomada depois de terem sido detetados três casos de botulismo alimentar, uma doença com sintomas digestivos e neurológicos que pode causar a morte. A reportagem é do correspondente da SIC João Faiões.

  • Francês detido em Antuérpia "queria matar"

    Mundo

    O Presidente de França François Hollande afirmou que o francês detido esta quinta-feira por conduzir um automóvel a grande velocidade na principal rua pedonal de Antuérpia, na Bélgica, "queria matar" ou "provocar um acontecimento dramático".

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Jovem violada em direto no Facebook não se sente em segurança

    Mundo

    A jovem de 15 anos que foi abusada sexualmente por cinco ou seis homens durante um vídeo em direto para o Facebook está a receber tratamento. A mãe da jovem deu uma entrevista, na qual disse que a filha já não se sente em segurança na sua vizinhança, depois de receber ameaças na internet.