sicnot

Perfil

País

Aviso laranja para grupo Central do arquipélago dos Açores devido a chuva forte

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje um aviso laranja para o grupo Central do arquipélago dos Açores devido a precipitação forte e trovoada.

© Dinuka Liyanawatte / Reuters

O grupo Central inclui as ilhas de Terceira, Graciosa, Pico, São Jorge e Faial.

O aviso vai estar em vigor até às 08:00 de sexta-feira, referiu o IPMA.

O IPMA emite aviso laranja para uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e aconselha as pessoas a manterem-se ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

Para os grupos Ocidental e Oriental foi emitido aviso amarelo até às 08:00 de sexta-feira também devido a precipitação forte e trovoada.

O aviso amarelo representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, devendo as pessoas acompanhar a evolução das condições do tempo.

Em comunicado, o Serviço Regional da Proteção Civil e Bombeiros dos Açores sublinhou que o "impacto dos efeitos pode ser minimizado", recomendando que as pessoas garantam a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas e retirem inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criar obstáculos ao livre escoamento.

Lusa

  • Prisão preventiva para homicida de Barcelos
    1:43

    País

    O alegado homicida de Barcelos vai ficar em prisão preventiva, por quatro crimes de homicídio. Adelino Briote foi ouvido este sábado de manhã no Tribunal de Braga, depois de na sexta-feira ter alegadamente degolado quatro pessoas na freguesia de Tamel, em Barcelos.

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.