sicnot

Perfil

País

Aviso laranja para grupo Central do arquipélago dos Açores devido a chuva forte

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje um aviso laranja para o grupo Central do arquipélago dos Açores devido a precipitação forte e trovoada.

© Dinuka Liyanawatte / Reuters

O grupo Central inclui as ilhas de Terceira, Graciosa, Pico, São Jorge e Faial.

O aviso vai estar em vigor até às 08:00 de sexta-feira, referiu o IPMA.

O IPMA emite aviso laranja para uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e aconselha as pessoas a manterem-se ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional da Proteção Civil.

Para os grupos Ocidental e Oriental foi emitido aviso amarelo até às 08:00 de sexta-feira também devido a precipitação forte e trovoada.

O aviso amarelo representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, devendo as pessoas acompanhar a evolução das condições do tempo.

Em comunicado, o Serviço Regional da Proteção Civil e Bombeiros dos Açores sublinhou que o "impacto dos efeitos pode ser minimizado", recomendando que as pessoas garantam a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas e retirem inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criar obstáculos ao livre escoamento.

Lusa

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.