sicnot

Perfil

País

Chuva forte e trovoada coloca 9 ilhas dos Açores sob aviso amarelo

O conjunto das nove ilhas dos Açores está hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

(SIC/ Arquivo)

No grupo central dos Açores, composto pelas ilhas Graciosa, Terceira, São Jorge, Pico e Faial, o anterior aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, passou de laranja a amarelo até às 15:00 de hoje, devido à previsão de precipitação pontualmente forte e trovoadas.

Já os grupos ocidental (Flores e Corvo) e oriental (S. Miguel e Santa Maria) que estavam sob aviso amarelo, também devido à previsão de chuva ou aguaceiros pontualmente forte e trovoadas, até às 8:00 de hoje, viu prolongado o aviso até às 15:00.

O aviso o amarelo significa "risco para determinadas atividades" dependentes do estado do tempo.

O IPMA prevê para hoje no grupo ocidental dos Açores (Corvo e Flores) períodos de céu muito nublado, com abertas, aguaceiros pontualmente fortes, condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e vento calmo norte na madrugada, tornando-se moderado e rodando para noroeste.

No grupo central (Graciosa, S. Jorge, Pico, Faial e Terceira) prevê-se períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros pontualmente fortes, condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e vento sudoeste moderado a fresco com rajadas até 65 quilómetros por hora, fraco a moderado.

A previsão aponta para o grupo oriental (S. Miguel e Santa Maria) períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros pontualmente fortes, condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e vento sudoeste fresco com rajadas até 65 quilómetros por hora, tornando-se moderado.

Lusa

  • Como não perder Barack e Michelle Obama nas redes sociais

    Mundo

    Sair da Casa Branca implica mais que reunir objetos físicos: é preciso guardar também os tweets, os posts e todo o conteúdo digital produzido nos últimos oito anos pelo Presidente dos EUA e pela primeira-dama. A equipa de Barack Obama já preparou tudo para que nada se perca do seu legado digital.

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.