sicnot

Perfil

País

Detetado caso de meningite em infantário de Viana do Castelo

Uma criança com cerca de 4 anos, que frequenta um infantário da cidade de Viana do Castelo, está internada no hospital local com meningite, tendo sido acionadas todas as medidas preventivas, disse esta sexta-feira à Lusa o diretor daquela unidade.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Harrison McClary / Reuters

Em declarações à agência Lusa, o diretor da Unidade Local de Saúde do Alto Minho(ULSAM), Frankelin Ramos, adiantou que "há fortes suspeitas de que se trate de um caso de meningite bacteriana", e avançou que a criança, internada desde quinta-feira no serviço de pediatria do hospital de Santa Luzia, "se encontra em estado estável".

"Face a esta situação, o serviço de Saúde Pública tomou todas as medidas preventivas junto de todas as crianças que terão contactado com ela", explicou.

A criança internada frequenta uma das estruturas do Lar de Santa Teresa, que acolhe cerca de 31 crianças e jovens, dos 5 aos 23 anos.

Além da área de acolhimento de raparigas, a instituição, fundada em 1877, dispõe, no mesmo local, de várias estruturas, entre elas uma creche e jardim-de-infância, lar para idosos, entre outras respostas sociais, empregando cerca de 93 funcionários.

O diretor da ULSAM sublinhou "a rapidez de ação" do serviço de Saúde Pública" ao tomar todas as medidas protocoladas para estes casos".

"Apesar de ainda não dispor dos resultados finais das análises efetuadas à criança que se encontra internada o Serviço de Saúde Pública nem sequer correu risco e avançou com as medidas preventivas", frisou.

O hospital de Santa Luzia serve cerca de 244 mil pessoas dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo, e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.

A ULSAM inclui o Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, o Hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima e, 13 centros de saúde espalhados pelo Alto Minho.

Lusa

  • Francês detido em Antuérpia "queria matar"

    Mundo

    O Presidente de França François Hollande afirmou que o francês detido esta quinta-feira por conduzir um automóvel a grande velocidade na principal rua pedonal de Antuérpia, na Bélgica, "queria matar" ou "provocar um acontecimento dramático".

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27

    Mundo

    Estella Westrick tem apenas três anos, mas já conseguiu chegar aos jornais de todo o mundo, depois de "roubar" o chapéu do Papa. Durante uma visita da família na quarta-feira ao Vaticano, a criança - que não parece estar muito contente no vídeo - foi pegada ao colo por um dos funcionários do Vaticano, que a levou depois até ao Papa para receber dois beijos. Nesta altura, Estella aproveitou para tirar o solidéu episcopal, arrancando gargalhadas de toda a gente, especialmente do Papa Francisco.

  • Jovem violada em direto no Facebook não se sente em segurança

    Mundo

    A jovem de 15 anos que foi abusada sexualmente por cinco ou seis homens durante um vídeo em direto para o Facebook está a receber tratamento. A mãe da jovem deu uma entrevista, na qual disse que a filha já não se sente em segurança na sua vizinhança, depois de receber ameaças na internet.

  • Letizia, uma rainha da nova geração
    2:01