sicnot

Perfil

País

PS venceu eleições intercalares para freguesia de Riachos, Torres Novas

O Partido Socialista venceu este domingo as eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia de Riachos, no concelho de Torres Novas, distrito de Santarém, elegendo cinco dos nove elementos deste órgão.

Cerca de 40% dos 4528 eleitores inscritos na freguesia de Riachos não votaram, num escrutínio em que decorreu igualmente a votação para as eleições legislativas.

Cerca de 40% dos 4528 eleitores inscritos na freguesia de Riachos não votaram, num escrutínio em que decorreu igualmente a votação para as eleições legislativas.

MIGUEL A. LOPES / Lusa

A lista encabeçada por José Júlio Ferreira conquistou 1.344 votos, seguindo-se a candidatura do Bloco de Esquerda, liderada por João Luz, com 721 votos e três eleitos, e a CDU, que, com 413 votos, elegeu Carina Fernandes.

Cerca de 40% dos 4.528 eleitores inscritos na freguesia de Riachos não votaram, num escrutínio em que decorreu igualmente a votação para as eleições legislativas.

A eleição intercalar para os órgãos da freguesia foi provocada pela renúncia de mandato da totalidade dos membros da lista mais votada em 2013, do GRUPPO (Grupo de Riachenses Unidos pelo Povo), que não voltou a candidatar-se.

Segunda maior freguesia das dez que integram o concelho de Torres Novas, no distrito de Santarém, Riachos (cuja sede é a única vila do concelho) tinha 5.247 habitantes nos censos de 2011, contando com 4.528 eleitores inscritos.

O presidente da Junta de Freguesia eleito em 2013, Alexandre Simas, disse à Lusa que na origem da sua demissão, seguida da renúncia de todos os elementos da sua lista, esteve o relacionamento difícil com a Câmara Municipal de Torres Novas, de maioria socialista.

O executivo da Junta de Freguesia que resultar da assembleia hoje eleita cumprirá o tempo que falta de mandato, até às eleições de 2017.

Além da freguesia de Riachos, também os eleitores de Fajozes, no concelho de Vila do Conde, distrito do Porto, foram hoje chamados a votar para o órgão autárquico.

Lusa

  • Autódromo do Estoril está ilegal há 45 anos

    Desporto

    De acordo com o Público este equipamento desportivo, inaugurado na década de 70, não tem licença de construção nem de utilização. Uma notícia que apanhou de surpresa o executivo camarário de Cascais, liderado por Carlos Carreiras.

  • Militares da GNR saem hoje à rua em protesto

    País

    A Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) e a Associação Nacional de Sargentos da Guarda (ANSG) realizam esta quarta-feira uma ação de protesto em Lisboa devido "à falta de resposta" do Governo às principais reivindicações.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Marcelo termina hoje visita de Estado ao Luxemburgo

    País

    O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, termina esta quarta-feira a visita de Estado de dois dias ao Luxemburgo com uma agenda dedicada a projetos em que estão envolvidos portugueses, além de um almoço com o primeiro-ministro luxemburguês.

  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.