sicnot

Perfil

País

PS venceu eleições intercalares para freguesia de Riachos, Torres Novas

O Partido Socialista venceu este domingo as eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia de Riachos, no concelho de Torres Novas, distrito de Santarém, elegendo cinco dos nove elementos deste órgão.

Cerca de 40% dos 4528 eleitores inscritos na freguesia de Riachos não votaram, num escrutínio em que decorreu igualmente a votação para as eleições legislativas.

Cerca de 40% dos 4528 eleitores inscritos na freguesia de Riachos não votaram, num escrutínio em que decorreu igualmente a votação para as eleições legislativas.

MIGUEL A. LOPES / Lusa

A lista encabeçada por José Júlio Ferreira conquistou 1.344 votos, seguindo-se a candidatura do Bloco de Esquerda, liderada por João Luz, com 721 votos e três eleitos, e a CDU, que, com 413 votos, elegeu Carina Fernandes.

Cerca de 40% dos 4.528 eleitores inscritos na freguesia de Riachos não votaram, num escrutínio em que decorreu igualmente a votação para as eleições legislativas.

A eleição intercalar para os órgãos da freguesia foi provocada pela renúncia de mandato da totalidade dos membros da lista mais votada em 2013, do GRUPPO (Grupo de Riachenses Unidos pelo Povo), que não voltou a candidatar-se.

Segunda maior freguesia das dez que integram o concelho de Torres Novas, no distrito de Santarém, Riachos (cuja sede é a única vila do concelho) tinha 5.247 habitantes nos censos de 2011, contando com 4.528 eleitores inscritos.

O presidente da Junta de Freguesia eleito em 2013, Alexandre Simas, disse à Lusa que na origem da sua demissão, seguida da renúncia de todos os elementos da sua lista, esteve o relacionamento difícil com a Câmara Municipal de Torres Novas, de maioria socialista.

O executivo da Junta de Freguesia que resultar da assembleia hoje eleita cumprirá o tempo que falta de mandato, até às eleições de 2017.

Além da freguesia de Riachos, também os eleitores de Fajozes, no concelho de Vila do Conde, distrito do Porto, foram hoje chamados a votar para o órgão autárquico.

Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.