sicnot

Perfil

País

ASAE instaura cinco processos-crime por violação de direitos de autor

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou cinco processos-crime e detetou sete infrações sancionáveis com contraordenações numa operação de fiscalização da violação de direitos de autores no final de setembro que passou também por universidades.

(Arquivo)

(Arquivo)

"Como resultado desta ação, foram fiscalizados 182 operadores económicos, situados alguns deles em estabelecimentos de ensino universitário, tendo sido instaurados cinco processos de natureza criminal por usurpação e aproveitamento de obra contrafeita tendo sido ainda detetadas sete infrações de natureza contraordenacional e apreendido diverso material literário e informático", lê-se num comunicado da ASAE hoje divulgado.

O documento explica que a 'Operação Usurpar', realizada no final do mês de setembro, a nível nacional, tem por base o "combate aos ilícitos de usurpação e aproveitamento de obra contrafeita ou usurpada, dirigida ao domínio da literatura e abrangida pelo Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos".

"Desde o início do ano, a ASAE já apreendeu material em valor superior a Euro43.000 e instaurou 97 processos-crime no âmbito dos Direitos de Autor e Direitos Conexos", refere o comunicado.

Lusa

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07

    Mundo

    O Conselho de Segurança das Nações Unidas chegou este sábado a acordo sobre o cessar-fogo na Síria, depois de três dias de intensas negociações para evitar o veto da Rússia. As tréguas vão durar 30 dias e permitir a entrada de ajuda humanitária em Ghouta Oriental, a região mais atingida pela guerra na Síria, nesta altura. Em apenas sete dias, os bombardeamentos do regime fizeram mais de 500 mortos.

  • Portugueses e espanhóis protestam em Salamanca contra mina de urânio
    0:38

    País

    O Bloco de esquerda desafia o Governo português a exigir às autoridades espanholas uma avaliação do impacto ambiental da mina de urânio a 40 quilómetros da fronteira portuguesa. Este caso está gerar contestação entre os ambientalistas. Várias associações portuguesas participaram este sábado numa manifestação em Salamanca. A Quercus diz-se preocupada com o impacto da mina de urânio no território português.

  • PS e PSD querem acordo sobre fundos e descentralização até ao verão
    3:07
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de três armas da PSP, recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avança hoje que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • As gravações que provam que as autoridades conheciam o perfil violento de Nikolas Cruz
    1:35