sicnot

Perfil

País

ASAE instaura cinco processos-crime por violação de direitos de autor

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou cinco processos-crime e detetou sete infrações sancionáveis com contraordenações numa operação de fiscalização da violação de direitos de autores no final de setembro que passou também por universidades.

(Arquivo)

(Arquivo)

"Como resultado desta ação, foram fiscalizados 182 operadores económicos, situados alguns deles em estabelecimentos de ensino universitário, tendo sido instaurados cinco processos de natureza criminal por usurpação e aproveitamento de obra contrafeita tendo sido ainda detetadas sete infrações de natureza contraordenacional e apreendido diverso material literário e informático", lê-se num comunicado da ASAE hoje divulgado.

O documento explica que a 'Operação Usurpar', realizada no final do mês de setembro, a nível nacional, tem por base o "combate aos ilícitos de usurpação e aproveitamento de obra contrafeita ou usurpada, dirigida ao domínio da literatura e abrangida pelo Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos".

"Desde o início do ano, a ASAE já apreendeu material em valor superior a Euro43.000 e instaurou 97 processos-crime no âmbito dos Direitos de Autor e Direitos Conexos", refere o comunicado.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..