sicnot

Perfil

País

Tripulantes de navio encalhado ainda por resgatar, mas fora de perigo

Os 22 tripulantes do navio que está encalhado na zona da baía de Cascais ainda não foram resgatados devido à forte ondulação que se faz sentir, mas encontram-se fora de perigo, disse à Lusa a Marinha Portuguesa.


O navio é um petroleiro de 274 metros, proveniente das Bahamas, que encalhou na zona da baía de Cascais, tendo o alerta sido dado pelas 12:00, indicou o comandante Paulo Vicente, porta-voz da Marinha Portuguesa.

Pelas 15:15, três rebocadores conseguiram chegar junto da embarcação, que entretanto foi arrastada cerca de 400 metros pela costa de Cascais.

O trabalho das equipas de socorro e o controlo da embarcação por parte do comandante está a ser dificultado pela forte agitação marítima que tem vindo a arrastar o navio.

No resgate está envolvida a Marinha e a Força Aérea Portuguesa, assim como a Polícia Marítima de Cascais e de Lisboa.

A Marinha adiantou que, pesar de se tratar de um petroleiro, não há qualquer risco de impacto ambiental.

A mesma fonte indicou que ainda não há previsão para a situação estará resolvida.

Lusa

  • Petroleiro encalhado com 20 pessoas a bordo perto da Marina de Cascais

    País

    Está uma embarcação encalhada a uma milha da costa de Cascais com mais de 20 pessoas a bordo. Um helicóptero da Força Aérea está a caminho para fazer o resgate. A Polícia Marítima diz estar preocupada com a situação no mar, onde outras embarcações, de grande dimensão, estão com dificuldades resultantes do vento forte e da ondulação.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11