sicnot

Perfil

País

Cavaco recebe hoje PCP, PEV e PAN sobre nomeação do primeiro-ministro

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, recebe hoje PCP, PEV e PAN, concluindo assim as audiências iniciadas na terça-feira aos sete partidos com assento parlamentar sobre a nomeação do primeiro-ministro.

© Rafael Marchante / Reuters

Na terça-feira, depois de ser recebido em Belém, o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, manifestou a expectativa de formar Governo com o CDS-PP, por terem vencido coligados as legislativas, apesar de não disporem de uma maioria absoluta de deputados, "de modo a que todos no parlamento possam assumir as suas responsabilidades".

Por sua vez, o secretário-geral do PS, António Costa, declarou estarem criadas condições para o seu partido "formar um Governo que disponha de um apoio maioritário na Assembleia da República". No mesmo sentido, a porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, anunciou que foram ultrapassadas divergências com o PS e que há condições para "uma alternativa estável" a um Governo PSD/CDS-PP.

O presidente do CDS-PP, Paulo Portas, sustentou ser "evidente" que o passo seguinte na formação do Governo é a nomeação de Passos Coelho como primeiro-ministro, e acusou o secretário-geral do PS de ser "um líder político à procura da sua sobrevivência" e de "considerar o voto do povo um detalhe".

Segundo a Constituição da República Portuguesa, "o primeiro-ministro é nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais", enquanto "os restantes membros do Governo são nomeados pelo Presidente da República, sob proposta do primeiro-ministro".

Aliados no continente através da coligação Portugal à Frente, PSD e CDS-PP venceram as legislativas de 04 de outubro, mas perderam a maioria absoluta que tinham no parlamento, somando 38,5% dos votos e 107 deputados: 89 do PSD e 18 do CDS-PP. O PS ficou em segundo lugar, com 32,3% e 86 deputados.

O Bloco de Esquerda (BE) subiu a terceira força política, com 10,2% e 19 deputados. A CDU (PCP/PEV) obteve 8,3% dos votos e elegeu 17 deputados, 15 do PCP e 2 do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV). O PAN - Pessoas-Animais-Natureza, com 1,4% dos votos a nível nacional, elegeu pela primeira vez um deputado.

Na sequência das legislativas, PSD e CDS-PP assinaram um acordo de Governo, e posteriormente tiveram dois encontros e uma troca de correspondência com o PS, destinados a procurar condições de governabilidade, que terminaram em tom crispado, sem um entendimento.

Ao mesmo tempo, o secretário-geral do PS reuniu-se com os restantes partidos para tentar formar um Governo alternativo à esquerda, e os contactos com PCP e BE intensificaram-se com reuniões técnicas, que prosseguiram, pelo menos, até terça-feira de manhã. Está convocada para quinta-feira uma reunião da Comissão Política Nacional do PS.

  • Portas diz que Costa está apenas a tentar sobreviver politicamente
    0:53

    Novo Governo

    Paulo Portas diz que Pedro Passos Coelho deve ser indigitado primeiro-ministro, apesar das garantias do PS de que estão criadas condições para um Governo de esquerda. No final do encontro com o Presidente da República, Cavaco Silva, o líder centrista disse que António Costa não sabe estar a altura da escolha feita pelos portugueses e que está apenas a tentar sobreviver politicamente.

  • Acordo à Esquerda para formar Governo
    2:53

    País

    António Costa anunciou hoje que está em condições de liderar um Governo de Esquerda com apoio maioritário no Parlamento. No final do encontro com o Presidente da República, o líder do PS deu a entender que considera que Cavaco Silva deve queimar etapas e nomeá-lo já primeiro-ministro. Também Catarina Martins, defende que seria uma perda de tempo indigitar Passos Coelho para formar Governo.

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42