Companheiros de luta de Luaty Beirão pedem para que cesse a greve de fome
21.10.2015 23h50
Os 14 jovens ativistas angolanos detidos pedem a Luaty Beirão para terminar a greve de fome porque "precisam dele vivo" para "continuarem a luta" disse hoje à Lusa o ativista Rafael Marques que os visitou a todos.
Luaty Beirão, músico luso-angolano, de 33 anos, cumpre hoje o 31.º dia de greve de fome em protesto contra a prisão a que o grupo de ativistas está sujeito desde junho, depois de acusados de tentativa de golpe de Estado.
"Eles pedem que o Luaty regresse para o seu meio, como líder moral, como indivíduo a quem olham com bastante respeito, que volte com saúde e que volte com vida", relatou à agência Lusa o ativista Rafael Marques, que visitou os 14 presos na cadeia de São Pulo, em Luanda, tendo depois transmitido as mensagens a Luaty Beirão, que se encontra internado numa clínica da capital angolana.
Rafael Marques disse à Lusa que recolheu mensagens dos 14 jovens e que as levou a Luaty, "para que ele, sem pressão, ouça a voz ouça a voz dos seus companheiros de causa, dos seus companheiros de prisão, aquilo que eles pensam que devem de ser os próximos passos".
Rafael Marques conseguiu uma autorização para visitar hoje os detidos, "por questões humanitárias".
"Coube-me apenas, na minha qualidade de defensor dos direitos humanos, ouvir os detidos, o que eles pensam da greve de fome. O Luaty quer voltar para junto deles e manter a greve. Eu ouvi-os, tirei notas e eles próprios escreveram pelo seu punho qual é o seu posicionamento e fui transmitir as opiniões de cada um ao Luaty", relata o autor do livro "Diamantes de Sangue", em contacto telefónico a partir de Lisboa.
Rafael Marques adiantou que, exceto Nelson Dibango, que escreveu na nota que "se o Luaty continuar com a greve de fome ele entrará novamente em greve de fome", depois de já ter cumprido 10 dias, "todos os outros são unânimes e até diziam que se tivessem essa permissão iriam à clínica 'e pedir de joelhos'" para Luaty desistir, "porque precisam dele vivo e com saúde e de gizar estratégias" todos juntos.
"Nós não estamos aqui a falar de pessoas que estão a fazer pressão para que ele cesse a greve de fome. Estamos a falar daqueles com quem ele compartilha ideias e por quem ele está a sofrer e por quem ele quer continuar a sofrer - que são estes bravos jovens que continuam detidos", frisou Rafael Marques, também alvo de um processo judicial em Angola.
O jornalista e ativista recebeu autorização por parte das autoridades angolanas para falar com todos os detidos, incluindo Luaty Beirão, que se encontra internado na Clínica Girassol, em Luanda, e que manifestou na quarta-feira vontade em continuar a greve de fome no Hospital Prisão de São Paulo, onde se encontram os 14 companheiros, considerados como "prisioneiros de consciência" pela Amnistia Internacional.
"Por uma questão humanitária, tive a permissão para falar com todos os detidos e também para abordar algumas questões relacionadas com a segurança e com as condições carcerárias destes. Penso que é importante reconhecer este gesto e continuar a trabalhar, para que, apesar de termos posições diferentes e na maioria das vezes antagónicas, possamos compreender que estamos a falar do direito à vida", concluiu Rafael Marques.
Lusa
Relacionados
- 2:58
Luaty Beirão só desiste da greve de fome se aguardar julgamento em liberdade
Luaty Beirão só desiste da greve de fome se puder aguardar o julgamento em casa e não preso. O desejo do activista luso-angolano foi expresso à SIC pela mulher do rapper e engenheiro, detido em Junho com mais 14 jovens, por alegada preparação de golpe de Estado em Angola.
- 0:36
Vencedor do Prémio José Saramago alerta para a situação dos presos políticos em Angola
O vencedor do prémio José Saramago deste ano, Bruno Vieira Amaral, aproveitou a cerimónia para falar sobre a liberdade na escrita e para alertar para a situação de Luaty Beirão e dos restantes presos políticos em Angola.
-
Ativista Luaty Beirão quer continuar greve de fome junto dos 14 companheiros
O ativista angolano Luaty Beirão, em greve de fome há trinta dias em Luanda, quer abandonar a clínica privada onde se encontra e regressar ao Hospital Prisão de São Paulo, disse hoje à Lusa fonte próxima do preso.
- 2:34
Luaty Beirão quer voltar ao Hospital-Prisão de Luanda
Luaty Beirão não quer tratamento diferenciado e tenciona voltar para o Hospital prisão de Luanda. Os advogados do ativista angolano, que está em greve de fome, apresentam hoje as alegações ao último recurso que receberam.
-
Embaixador de Portugal em Luanda visita Luaty Beirão amanhã
O embaixador de Portugal em Luanda visita quinta-feira Luaty Beirão, que entrou hoje no 31º dia de fome de protesto pela manutenção da sua prisão fora dos prazos legais, disse à Lusa fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros português.
- 2:08
Francisco Assis alerta Bruxelas sobre ativistas angolanos detidos
Francisco Assis questiona Bruxelas sobre a situação em que se encontram os ativistas angolanos detidos. O eurodeputado socialista denuncia mais um caso: o de Albano BingoBingo, que esteve em greve de fome durante 13 dias, e em condições desumanas. A carta é enviada à Comissão Europeia numa altura em que existe uma enorme mobilização por causa do músico luso-angolano Luaty Beirão.
Na Homepage
-
-
Jornalista entre mais 20 mortos nos piores protestos da década na Nicarágua
22.04.2018 às 10h30
- 1:44
- 0:46
Cão parcialmente cego e surdo salva criança na Austrália
Na Austrália, uma história está a emocionar o mundo. Um cão parcialmente cego e surdo salvou, na semana passada, uma criança de 3 anos que estava desaparecida.
22.04.2018 às 16h50
- 0:22
- 3:42
Vaca algarvia em risco de extinção
É uma corrida contra o tempo e o risco iminente de extinção. Numa altura em que são conhecidos apenas cinco exemplares da raça bovina algarvia, a inseminação artificial parece ser a única forma de evitar o desaparecimento completo de uma raça que foi desaparecendo com as mudanças na agricultura.
22.04.2018 às 17h38
-
Insólitos da semana
Do invulgar ao surreal, confira as imagens que marcaram o lado mais insólito do ser humano, esta semana.