sicnot

Perfil

País

Come-se demasiado peixe em Portugal

Depois da carne (processada), o peixe. Diz a Global Footprint Network, a organização responsável pelos cálculos da "pegada ecológica" que Portugal devia comer menos. O consumo de peixe está muito acima do ideal para o planeta.

© Antara Photo Agency / Reuters

Portugal é dos países com maior consumo per capita de peixe no mundo. Bom para a saúde, mau para os oceanos. O bacalhau e o atum são os mais consumidos mas também os peixes que exigem mais recursos para se desenvolver.

Por tudo isto, Alessandro Galli director da Global Footprint Network ara a área do Mediterrâneo aconselha "comer peixe, mas diversificar, preferir peixes em posição mais baixa na cadeia alimentar, como as sardinhas", em declarações ao jornal público.

O problema é que até as sardinhas estão em baixa. Pesca está nos mínimos históricos e para o ano há novas limitações.

O melhor mesmo é voltar à dieta mediterranica. A do antigamente. Aquela em que se comiam legumes, verduras, cereais, azeite, e, claro, carne ou peixe mas de forma moderada.

Este estudo da Global Footprint Networkste, agora divulgado, incidiu nos países mediterrâneos e Portugal está no fim da tabela como o país que mais consome recursos para se alimentar. Ou por outras palavras, comemos demais para a capacidade produtiva do país.

A dieta diária recomendada é de 2500 quilocalorias por pessoa. Em Portugal , consomem-se cerca de 3500 quilocalorias.
Mas não estamos sozinhos. Espanha, Grécia e Itália sofrem do mesmo problema.

Portugal consome mais do que devia. A pegada ecológica é, de acordo com a Global Footprint, 4,5 hectares por pessoa, mas o país só tem 1,3 hectares produtivos per capita.

  • Acidente durante funeral em Miranda do Corvo causa 12 feridos
    2:39

    País

    Um acidente na zona de Miranda do Corvo fez esta terça-feira 12 feridos, um em estado grave. Foi durante um funeral, quando falharam os travões a um dos carros que seguia no cortejo, como explicou, em direto do local, o repórter Miguel Ângelo Marques.

  • Instalações militares vão ter reforço de segurança
    0:52

    Assalto em Tancos

    Depois do caso do roubo de material em Tancos, várias instalações militares vão sofrer um reforço de segurança do material que armazenam. As conclusões sobre o furto dos paióis de Tancos serviram de base às medidas anunciadas esta terça-feira pelo Ministério da Defesa. 

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Os elevadores do futuro
    7:13
  • Demências afetam 50 milhões de pessoas
    2:23

    Mundo

    Cinquenta milhões de pessoas em todo o mundo e mais de 150 mil em Portugal sofrem de demências como o Alzheimer ou o Parkinson. Oitenta especialistas de 21 países reúnem-se esta semana na Fundação Champalimau, em Lisboa, para falar deste tipo de epidemia silenciosa.

  • Furacão Maria deixa 25 mil pessoas sem eletricidade em Guadalupe
    2:24
  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC