sicnot

Perfil

País

Dia do AVC assinalado com campanha de sensibilização

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral lança uma campanha de sensibilização sobre o AVC, cujo dia mundial é assinalado hoje. O problema mata um português por hora, mas pode ser evitado.

Modelos de gesso do cérebro humano.

Modelos de gesso do cérebro humano.

© Chris Helgren / Reuters

"Eu não arrisco" é o mote da campanha para os riscos do AVC. Segundo a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), a iniciativa vai alertar para o que considera "um flagelo".

A SPAVC considera "absolutamente crucial" a sensibilização da sociedade para este problema e apela para uma atitude preventiva ao longo da vida.

De acordo com dados revelados por este organismo, cerca de 33 milhões de pessoas, em todo o mundo, vivem ao longo da vida com as consequências de um AVC.

Calcula-se que uma em cada seis pessoas venha a sofrer um AVC.

"Estes são dados que devemos contrariar através do forte investimento em estilos de vida saudáveis", alertou a sociedade em comunicado.

Com Lusa

  • Primeiro-ministro admite que retatório sobre Tancos possa ser "fabricado"
    2:06

    País

    O primeiro-ministro garante que o relatório divulgado pelo Expresso sobre o desaparecimento de armas em Tancos não é de nenhum organismo oficial e admite até que possa ser fabricado. Costa critica ainda o líder do PSD por ter comentado uma notícia que não confirmou. As Forças Armadas também negaram a existência de qualquer relatório sobre Tancos que o jornal reafirma existir e ser verdadeiro.

  • Maratona da democracia em Barcelona
    1:18

    Mundo

    Na Catalunha, milhares de pessoas alimentam o braço de ferro com Madrid. Em Barcelona decorre a maratona pela democracia, na Praça da Universidade. A iniciativa repete-se noutros 300 municípios da região.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.