sicnot

Perfil

País

Dia do AVC assinalado com campanha de sensibilização

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral lança uma campanha de sensibilização sobre o AVC, cujo dia mundial é assinalado hoje. O problema mata um português por hora, mas pode ser evitado.

Modelos de gesso do cérebro humano.

Modelos de gesso do cérebro humano.

© Chris Helgren / Reuters

"Eu não arrisco" é o mote da campanha para os riscos do AVC. Segundo a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), a iniciativa vai alertar para o que considera "um flagelo".

A SPAVC considera "absolutamente crucial" a sensibilização da sociedade para este problema e apela para uma atitude preventiva ao longo da vida.

De acordo com dados revelados por este organismo, cerca de 33 milhões de pessoas, em todo o mundo, vivem ao longo da vida com as consequências de um AVC.

Calcula-se que uma em cada seis pessoas venha a sofrer um AVC.

"Estes são dados que devemos contrariar através do forte investimento em estilos de vida saudáveis", alertou a sociedade em comunicado.

Com Lusa

  • Obras no Miradouro de São de Pedro de Alcântara não foram a concurso
    2:50

    País

    As obras no Miradouro de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, arrancaram esta segunda-feira. A intervenção foi adjudicada à construtora Teixeira Duarte sem concurso público. A autarquia justifica esta decisão com o caráter urgente da obra, argumento que não consta do relatório do Laboratório Nacional de Engenheria Civil, a que a SIC teve acesso.

  • Rajadas de vento em Moscovo atingem os 110 km/hora
    0:57

    Mundo

    A passagem de uma tempestade por Moscovo fez pelo menos 11 mortos e mais de 50 feridos. Os ventos fortes, que chegaram aos 110 km/hora, destruíram carros e telhados e provocaram atrasos nos transportes. Na região de Stavropol, mais de 60 mil pessoas foram retiradas de casa por perigo de cheias.