sicnot

Perfil

País

Dia do AVC assinalado com campanha de sensibilização

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral lança uma campanha de sensibilização sobre o AVC, cujo dia mundial é assinalado hoje. O problema mata um português por hora, mas pode ser evitado.

Modelos de gesso do cérebro humano.

Modelos de gesso do cérebro humano.

© Chris Helgren / Reuters

"Eu não arrisco" é o mote da campanha para os riscos do AVC. Segundo a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), a iniciativa vai alertar para o que considera "um flagelo".

A SPAVC considera "absolutamente crucial" a sensibilização da sociedade para este problema e apela para uma atitude preventiva ao longo da vida.

De acordo com dados revelados por este organismo, cerca de 33 milhões de pessoas, em todo o mundo, vivem ao longo da vida com as consequências de um AVC.

Calcula-se que uma em cada seis pessoas venha a sofrer um AVC.

"Estes são dados que devemos contrariar através do forte investimento em estilos de vida saudáveis", alertou a sociedade em comunicado.

Com Lusa

  • Aplicação WhatsApp acusada de permitir conversas secretas entre terroristas
    1:45
  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".