sicnot

Perfil

País

Número de diabéticos a fazer rastreio aos olhos sofre "redução preocupante"

O número de pessoas com diabetes a fazer rastreio a complicações nos olhos teve uma "redução preocupante" em 2014, de 17%, mas aumentou a avaliação dos pés e o número de amputações registou o valor mais baixo da década.

© Mario Anzuoni / Reuters

Os dados constam do relatório "Factos e Números da Diabetes do Observatório Nacional de 2014", a ser hoje apresentado, que dá conta de que o número de pessoas rastreadas para a retinopatia diabética no âmbito dos programas de rastreio passou de 115.284 para 95.535, entre 2013 e 2014, o que significa que estes rastreios atingiram apenas 13% dos diabéticos registados nos cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

No entanto, o número de pessoas com diabetes abrangidas pelos Programas de Rastreio da Retinopatia Diabética tem vindo a subir desde 2009, registando um aumento de 223% nestes anos.

Esta tendência verificada com o rastreio à retinopatia diabética é igualmente visível no número de pessoas identificadas para tratamento.

Em sentido contrário, o relatório regista um aumento da avaliação do "pé diabético", outra das complicações da doença, e uma diminuição das amputações.

Em 2014, o número total de amputações dos membros inferiores, por diabetes, registou uma "quebra significativa", que se encontra associada à diminuição das amputações major, "apresentando o valor mais baixo desde que existe informação disponibilizada" (ano 2000).

Segundo o relatório, o número total de amputações baixou de 1.782 em 2005 para 1.385 (menos 397), sendo que, no mesmo período, as amputações major caíram das 958 para 560 (menos 42%).

Em termos de internamentos hospitalares por "pé diabético", o documento indica que em 2014 houve um decréscimo de 141 episódios, comparativamente com o ano anterior.

Lusa

  •  Detetados cerca de 150 novos casos de diabetes por dia em 2014

    País

    A prevalência da diabetes em Portugal voltou a aumentar em 2014, atingindo mais de 13% da população, assim como aumentaram os internamentos destes doentes e os casos de diabetes gestacional, revela o relatório anual da diabetes, hoje divulgado. O documento sublinha que em 2014 foram detetados cerca de 150 novos casos de diabetes por dia e que quase metade dos doentes com diabetes (40%) não sabe que tem a doença, permitindo a sua progressão silenciosa e das suas complicações.

  • "PCP não é força de suporte do Governo"
    2:11

    País

    Ao segundo dia de congresso comunista, ouviu-se o aviso mais forte, até agora, ao PS. João Oliveira, líder parlamentar do partido, diz que o PCP não se diluiu e que não é suporte do Governo. Já Jerónimo de Sousa deixou elogios à excelente geração de jovens que estão na frente política do PCP.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.