sicnot

Perfil

País

Número de diabéticos a fazer rastreio aos olhos sofre "redução preocupante"

O número de pessoas com diabetes a fazer rastreio a complicações nos olhos teve uma "redução preocupante" em 2014, de 17%, mas aumentou a avaliação dos pés e o número de amputações registou o valor mais baixo da década.

© Mario Anzuoni / Reuters

Os dados constam do relatório "Factos e Números da Diabetes do Observatório Nacional de 2014", a ser hoje apresentado, que dá conta de que o número de pessoas rastreadas para a retinopatia diabética no âmbito dos programas de rastreio passou de 115.284 para 95.535, entre 2013 e 2014, o que significa que estes rastreios atingiram apenas 13% dos diabéticos registados nos cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

No entanto, o número de pessoas com diabetes abrangidas pelos Programas de Rastreio da Retinopatia Diabética tem vindo a subir desde 2009, registando um aumento de 223% nestes anos.

Esta tendência verificada com o rastreio à retinopatia diabética é igualmente visível no número de pessoas identificadas para tratamento.

Em sentido contrário, o relatório regista um aumento da avaliação do "pé diabético", outra das complicações da doença, e uma diminuição das amputações.

Em 2014, o número total de amputações dos membros inferiores, por diabetes, registou uma "quebra significativa", que se encontra associada à diminuição das amputações major, "apresentando o valor mais baixo desde que existe informação disponibilizada" (ano 2000).

Segundo o relatório, o número total de amputações baixou de 1.782 em 2005 para 1.385 (menos 397), sendo que, no mesmo período, as amputações major caíram das 958 para 560 (menos 42%).

Em termos de internamentos hospitalares por "pé diabético", o documento indica que em 2014 houve um decréscimo de 141 episódios, comparativamente com o ano anterior.

Lusa

  •  Detetados cerca de 150 novos casos de diabetes por dia em 2014

    País

    A prevalência da diabetes em Portugal voltou a aumentar em 2014, atingindo mais de 13% da população, assim como aumentaram os internamentos destes doentes e os casos de diabetes gestacional, revela o relatório anual da diabetes, hoje divulgado. O documento sublinha que em 2014 foram detetados cerca de 150 novos casos de diabetes por dia e que quase metade dos doentes com diabetes (40%) não sabe que tem a doença, permitindo a sua progressão silenciosa e das suas complicações.

  • Pinto da Costa internado após queda

    Desporto

    O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, sofreu uma queda e foi internado de urgência no Hospital de São João. O acidente já foi confirmado pelo clube em comunicado.

  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Mulher do primeiro-ministro japonês "é uma mulher fantástica mas não fala inglês"
    0:35

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos falou pela primeira vez sobre o segundo encontro que manteve com Vladimir Putin, durante a Cimeira do G20, em Hamburgo. Donald Trump explica que a conversa com o Presidente russo resultou de uma troca de lugares durante um jantar. Trump ficou ao lado da mulher do primeiro-ministro japonês, que não saberia falar inglês, e Melania estava sentada ao pé do Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

  • "Octávio Machado foi a terceira escolha" para o cargo
    2:01
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • "Sempre me senti em casa em Portugal"
    1:11