sicnot

Perfil

País

Barra marítima de Esposende fechada à navegação, três outras condicionadas

A barra marítima de Esposende encontra-se hoje fechada a toda a navegação e outras três encontram-se condicionadas, de acordo com informação da Autoridade Marítima Nacional.

"O infortúnio de uns foi a nossa sorte", referiu o presidente da Câmara de Esposende (Arquivo Lusa)

"O infortúnio de uns foi a nossa sorte", referiu o presidente da Câmara de Esposende (Arquivo Lusa)

LUSA

Segundo dados disponibilizados no site da Marinha Portuguesa, está fechada a toda a navegação a barra de Esposende, enquanto as barras de Povoa do Varzim, Vila do Conde e São Martinho do Porto estão condicionadas.

A barra de Póvoa do Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros e as embarcações devem navegar apenas duas horas antes e depois da preia-mar.

Já a barra de Vila do Conde está condicionada a embarcações de comprimento até 12 metros e/ou calado inferior a dois metros, que devem praticar a barra apenas no período compreendido entre duas horas antes e até duas horas após a preia-mar.

A barra de São Martinho do Porto encontra-se condicionada devido a assoreamento, devendo ser praticada apenas em preia-mar.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje na costa ocidental ondas de noroeste de 1,5 a 2,5 metros, sendo de sudoeste a norte do cabo Mondego durante a manhã.

No continente e para as regiões do norte e centro, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva, que pode ser por vezes forte no litoral a norte do cabo Mondego até ao final da manhã.

O vento será fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante sul, soprando moderado a forte (25 a 40 km/h), com rajadas até 65 km/h, no litoral até meio da manhã, em especial no litoral norte.

Para a região sul, o IPMA prevê igualmente céu geralmente muito nublado, com abertas a partir da tarde e períodos de chuva, em geral fraca, em especial até ao meio da tarde.

O vento será igualmente fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul, sendo moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas até meio da tarde.

Quanto às temperaturas, em Lisboa estas vão oscilar entre 17 e 20 graus Celsius, no Porto entre 16 e 18, em Braga entre 15 e 19, em Viana do Castelo entre 15 e 18, em Vila Real entre 12 e 15, em Bragança entre 11 e 13, em Viseu entre 12 e 14, em Coimbra entre 15 e 17, em Leiria entre 16 e 20, na Guarda entre 10 e 12, em Castelo Branco entre 13 e 16, em Santarém entre 15 e 19, em Évora e Beja entre 14 e 19, em Faro entre 17 e 20, no Funchal entre 20 e 24, em Angra do Heroísmo entre os 17 e 20 e Santa Cruz entre 16 e 19.

Lusa

  • "Tanolas" tem cadastro criminal e já foi condenado a pena suspensa
    0:55