sicnot

Perfil

País

PSD e CDS propõem evocação do 25 de Novembro no parlamento

PSD e CDS-PP vão apresentar uma proposta de evocação do 25 de Novembro de 1975 na Assembleia da República, por ocasião dos 40 anos daquele episódio da história contemporânea de Portugal.

© Rafael Marchante / Reuters

Esta decisão foi anunciada aos jornalistas no final da Conferência de Líderes pelo presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, Nuno Magalhães, que referiu já a ter comunicado ao presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.

"O 25 de Abril deu-nos a liberdade, o 25 de Novembro confirmou-a perante ameaças de regimes totalitários. Creio que, na casa da democracia que é a Assembleia, é fundamental que se possa fazer uma evocação o mais consensual possível e com a dignidade que essa data e esse aniversário merece", defendeu o líder parlamentar do CDS-PP.

Interrogado sobre por que motivo PSD e CDS-PP não propuseram assinalar o 25 de Novembro de 1975 na anterior legislatura, quando tinham maioria de deputados para aprovar essa proposta, Nuno Magalhães respondeu: "Porque não fazia 40 anos".

Nesta nova legislatura, sociais-democratas e centristas têm, juntos, 107 deputados, e os partidos à sua esquerda somam mais de metade dos deputados e estão a preparar uma solução alternativa de Governo, devendo rejeitar o programa do executivo PSD/CDS-PP.

Neste novo quadro parlamentar, os primeiros diplomas que PSD e CDS-PP agendaram, hoje em Conferência de Líderes, para debate em plenário foram projetos de resolução sobre os compromissos europeus de Portugal e a reestruturação da dívida, e também sobre os compromissos internacionais em matéria de política externa e de defesa - matérias em relação às quais PS, PCP e BE têm divergências.

Lusa

  • Novas buscas no Universo Espírito Santo

    Queda do BES

    O Ministério Público voltou a fazer buscas no âmbito dos processos do Universo Espírito Santo. A SIC sabe que ontem e hoje os investigadores recolheram provas em diversos locais do continente e também na Madeira, nomeadamente em residências, empresas e entidades bancárias.

    Notícia SIC

  • Visitar a região afetada pelo fogos é uma forma de ajudar na recuperação
    3:07
  • Carvalhal do Sapo tenta recuperar a vida normal após incêndio
    2:33

    País

    As populações das aldeias de Góis tentam voltar à normalidade, ao fim de vários dias rodeadas por um grande dispositivo de operacionais. A repórter Cristina Freitas esteve hoje em Carvalhal do Sapo, onde se realizou mais um funeral de uma das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

  • Falta de médicos e de ofertas de emprego preocupa habitantes da Guarda
    5:13
  • "Do ponto de vista interno a candidatura do Porto é a melhor" 
    0:50

    País

    António Costa admite que a candidatura da cidade do Porto para receber a Agência Europeia do Medicamento seria a melhor para Portugal. No entanto o primeiro-ministro diz que é preciso avaliar se a candidatura do Porto é a que tem mais hipóteses de ganhar, quando comparada com outras cidades europeias. 

  • Daesh divulga imagens da destruição da mesquita de Mossul
    1:58
  • "Podemos ser atendidos por um médico branco?"
    0:58