sicnot

Perfil

País

PGR recebeu 298 denúncias de alegados casos de corrupção e fraude fiscal

A Procuradoria-Geral da República (PGR) recebeu este ano 298 denúncias de alegados casos de corrupção e fraude fiscal, 96 das quais com referência a corrupção e 202 a fraude, segundo dados a que a agência Lusa teve acesso.

Joana Marques Vidal, procuradora-geral da República.

Joana Marques Vidal, procuradora-geral da República.

LUSA

Os dados deste ano disponibilizados pela PGR, no dia em que se cumprem cinco anos desde que o organismo disponibilizou no seu sítio da internet uma linha de denúncias de atos de corrupção e fraude, reportam-se ao passado dia 05.

De acordo com os mesmos dados, em 2014, o total de denúncias com referência a corrupção e fraude cifraram-se em 374 (265 com referência a fraude fiscal e 109 com referência a corrupção).

De 2010 até ao passado dia 05, a PGR recebeu 1.396 denúncias de alegada fraude fiscal e 577 com referência a corrupção.

No total de denúncias anónimas, sem qualquer dado de identificação do denunciante, a PGR recebeu 647 participações, enquanto em 2014 recebeu 914.

O total de denúncias anónimas recebidas nos últimos cinco anos ascende a 4.376.

No total, a PGR recebeu este ano 1.246 denúncias (1.941 em 2014), das quais 30 deram origem a inquérito (19 em 2014) e 10 a averiguações preventivas (20 em 2014).

Das queixas recebidas, 362 foram enviadas a outras entidades (597 em 2014) e 563 foram arquivadas (1.307 em 2014).

Desde 2010, a Procuradoria Geral da República já recebeu através daquela funcionalidade disponível na internet 9.038 denúncias destes crimes económico-financeiros.

Lusa

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.