sicnot

Perfil

País

Pescador morre em queda de falésia em Sagres

Um pescador lúdico de 65 anos morreu hoje na sequência da queda de uma falésia na Ponta da Atalaia, em Sagres, o segundo caso de quedas de falésias registadas naquela zona do Algarve nos últimos três dias.

Google Maps

Em declarações à Lusa, o capitão do porto de Lagos disse que o homem caiu de uma falésia a cerca de três metros da linha de água e que ainda terá conseguido nadar, mas acabaria por morrer, apesar das manobras de reanimação a que foi submetido.

Segundo aquele responsável, que coordenou as operações de busca, a vítima foi recolhida do mar por uma embarcação em atividade marítimo-turística às 13:36, seis minutos após a queda, mas já estaria em situação de paragem cardiovascular.

Desde domingo que está desaparecido outro pescador, que caiu de uma falésia nas imediações da torre de Aspa, em Vila do Bispo, devendo as ações de busca serem retomadas na quarta-feira, acrescentou Carvalho Pinto.

O alerta para a queda de hoje foi recebido através do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, tendo sido empenhados na operação de busca e salvamento uma embarcação da Estação salva-vidas de Sagres e dois agentes com uma viatura do comando local da Polícia Marítima de Lagos, por terra.

Segundo o comunicado divulgado pela Autoridade Marítima, assim que foi recolhido da água, o pescador foi de imediato alvo de manobras de reanimação com o apoio dos tripulantes da Estação salva-vidas de Sagres, que entretanto tinham chegado ao local.

As embarcações dirigiram-se para o porto da Baleeira onde foi ainda prestada ajuda médica de uma equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

A Autoridade Marítima aconselha o uso de coletes de salvação, como forma de tentar minimizar os perigos inerentes à pesca lúdica.

Lusa

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.