Hoje é notícia
12.11.2015 06h55
O Presidente da República vai receber em audiência as confederações do comércio e serviços, dos agricultores e do turismo, assim como a confederação empresarial. Para hoje está também marcada a leitura do acórdão de Manuel Godinho, num processo que resultou do caso Face Oculta.

TIAGO PETINGA/
Pela manhã, às 10:00, o Presidente da República recebe, no Palácio de Belém, a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), e pelas 11:30 a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP).
As audiências retomam depois à tarde. Às 15:00 Cavaco Silva ouve a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), seguindo-se a Confederação do Turismo Português (CTP) às 17:00.
O Presidente da República começa a ouvir os parceiros sociais dois dias depois da aprovação de rejeição do Programa do XX Governo Constitucional, e depois de ter recebido na quarta-feira o Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, que comunicou a decisão do parlamento ao Chefe de Estado.
No tribunal de Aveiro, a leitura do acórdão do julgamento do sucateiro Manuel Godinho, num processo de corrupção que resultou de uma certidão extraída do caso Face Oculta, está marcada para hoje.
O empresário das sucatas é suspeito de ter subornado um engenheiro que trabalhava na antiga Rede Ferroviária Nacional (Refer), coarguido no mesmo processo, para praticar "atos materiais que visavam favorecer economicamente" as suas empresas.
Godinho está pronunciado por um crime de corrupção ativa, enquanto o outro arguido responde por um crime de corrupção passiva, sete crimes de falsificação de documento agravado e um de fraude fiscal.
Hoje, também é notícia:
DESPORTO
A seleção portuguesa de futebol realiza o último treino em solo luso antes da partida para a Krasnodar, onde no sábado defronta a Rússia, num encontro particular, que serve de preparação para a fase final do Euro 2016.
No Estádio Nacional, em Oeiras, o selecionador Fernando Santos deverá ter disponível todos os 23 jogadores convocados, incluindo o médio Rafa, que na quarta-feira apareceu integrado no grupo, depois de ter sido chamado para render o lesionado André Gomes.
O treino está agendado para as 9:30, com os primeiros 15 minutos a serem abertos à comunicação social. Antes, um ou mais jogadores estarão presentes em conferência de imprensa, igualmente no Jamor.
ECONOMIA
Os trabalhadores da Mailtec, empresa do grupo CTT, iniciaram uma greve de dois dias às zero horas de hoje contra o aumento do horário de trabalho sem o correspondente aumento salarial.
Os 140 trabalhadores da Mailtec, que fazem serviço de arquivo, envelopagem e emissão de cheques e vales do Centro Nacional de Pensões e expedição de faturas de empresas como a EDP, a PT e a Sonae protestam contra o facto do seu horário de trabalho ter passado das 35 para as 40 horas semanais sem a respetiva equivalência salarial.
Vitor Narciso, dirigente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT), prevê que a greve de dois dias paralise os serviços assegurados pela Mailtec, mas os CTT desvalorizam os efeitos do protesto.
Um congresso sobre "Administração Pública: Valor e confiança decorre hoje em Lisboa. Promovido pelo INA-Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, para apresentação de ideias e projetos enquadráveis na estrutura do Serviço Público, no congresso vão estar em foco questões como o ADN da Administração Pública, a prestação do serviço público, a valorização dos recursos humanos, a gestão de talentos ou a inovação, a avaliação da Administração Pública e a Confiança nas instituições. Guilherme D'Oliveira Martins, ex-presidente do Tribunal de Contas, é um dos oradores do encontro.
MUNDO
Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia reúnem-se em cimeira informal, após a conclusão da cimeira euro-africana sobre refugiados de La Valetta, em Malta. Na lista de objetivos desta cimeira estará, segundo o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, o reforço da cooperação com terceiros, incluindo a Turquia, para travar o fluxo de migrantes, e a aplicação de decisões tomadas quanto à recolocação de refugiados pelos 28.
Em cima da mesa também estarão os centros de identificação e registo de migrantes ('hotspots'), o reforço da capacidade de acolhimento, o trabalho das agências humanitárias e o incremento do controlo das fronteiras externas da UE.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas vota hoje uma proposta de resolução francesa destina a pôr termo à violência no Burundi, indicaram diplomatas na noite de quarta-feira. O Conselho de Segurança da ONU deve reunir-se às 12:15 (17:15 em Lisboa) para analisar o texto que condena a violência e ameaça com a aplicação de sanções os líderes burundianos que incitem à violência ou impeçam esforços de paz.
Pelo menos 240 pessoas morreram e mais de 200 mil deixaram o país depois de o Presidente, Pierre Nkurunziza, ter anunciado, em abril, que iria disputar um terceiro mandato, considerado ilegal pela oposição. O chefe de Estado foi reeleito em julho na sequência de uma controversa eleição e o surto de violência não cessou.
POLÍTICA
Terminam as jornadas "Portugal caminhos do futuro", que desde quarta-feira, levaram os líderes do PSD, Pedro Passos Coelho, e do CDS-PP, Paulo Portas, e mais de 70 dirigentes de ambos os partidos a percorrer os 18 distritos com o objetivo de "manter a proximidade com os eleitores e as estruturas dos partidos".
Depois de o presidente do CDS e vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, ter estado quarta-feira numa sessão no Porto, Passos Coelho estará hoje com o vice-presidente centrista Nuno Melo numa sessão, pelas 19:00, em Lisboa.
Dois dias depois do Programa do Governo PSD/CDS-PP ter sido chumbado no parlamento, o que implica a demissão do executivo, dirigentes de dois partidos participarão em 19 sessões distribuídas pelos 18 distritos de Portugal continental, sendo que Lisboa terá duas, uma para a área Oeste e outra para a área metropolitana.
CULTURA
Os quadros "A Marcha", de Paula Rego, e "Hut ab - Die schoene Wiese", de Georg Baselitz, vão hoje a leilão, em Lisboa, pela Veritas Art Auctioneers.
"A Marcha", óleo e colagem sobre tela, pintado por Paula Rego em 1976, vai a leilão com uma base de licitação mínima de 140.000 euros e pode atingir os 200.000 euros.
O óleo "Hut ab - Die schoene Wiese" ("Tira o chapéu! O belo campo", em tradução livre), faz parte de uma série única produzida por Georg Baselitz, em Itália, no Verão de 2000, tem o preço sob consulta.
Também irão à praça, neste leilão, obras de Helena Almeida, Carlos Botelho, Eduardo Luiz, Nicola De Maria, Julião Sarmento, António Dacosta, José de Guimarães e Thomas Struth.
As obras de vários fotógrafos portugueses estão expostas a partir de hoje, no Paris Photo, salão internacional de fotografia, no Grand Palais, na capital francesa.
A 19.ª edição do Paris Photo conta com 147 galerias de 34 países, devendo ser expostas fotografias de 1.240 artistas, entre os quais dos portugueses Helena Almeida, Edgar Martins, João Tabarra, Pedro Barateiro, João Penalva, Didier Faustino, Carla Cabanas, Noé Sendas, Paulo Nozolino, Armindo Cardoso e Gérard Castello-Lopes.
No Grand Palais vão também estar à venda fotografias dos angolanos Kiluanji Kia Henda, Edson Chagas e Jean Depara, do moçambicano Filipe Branquinho e dos brasileiros Sebastião Salgado e Vik Muniz.
Paralelamente ao salão Paris Photo, a Escola de Belas Artes de Paris vai acolher o Offprint Paris, um salão de editores de livros de arte, no qual voltam a participar as editoras portuguesas de fotografia Pierre von Kleist e Ghost Editions. A 19.ª edição do Paris Photo encerra no domingo.
Com Lusa
Na Homepage
- 0:57
"Não há nenhuma meta com Bruxelas", garante Centeno no Parlamento
O ministro das Finanças afirma que o Programa de Estabilidade é debatido em Lisboa e não em Bruxelas.Esta manhã, no Parlamento, Mário Centeno assegurou ainda que as metas são as mesmas com que se comprometeu no programa do Governo e garante que não há nenhuma meta acordada com Bruxelas.
24.04.2018 às 12h22
-
-
Portugal mantém 3.ª maior dívida pública europeia no 4.º trimestre de 2017
24.04.2018 às 10h32
-
Autoridades afastam hipótese de terrorismo no atropelamento em Toronto
Dez pessoas morreram e 15 pessoas ficaram feridas num atropelamento que ocorreu na segunda-feira, no centro de Toronto, no Canadá. O condutor da carrinha, uma furgoneta branca, que se encontrava em fuga, já foi detido. Trata-se de um jovem de 25 anos oriundo do norte de Toronto. As autoridades classificam o atropelamento como um "ato deliberado". A hipótese de terrorismo já foi afastada pelas autoridades. O suspeito teria problemas mentais.
24.04.2018 às 12h37
-
Antigo Presidente norte-americano George H. W. Bush hospitalizado
O ex-Presidente norte-americano George H. W. Bush, de 93 anos, foi hospitalizado no Texas no domingo, um dia após as exéquias da mulher, Barbara, devido a "uma infeção que se disseminou no sangue", anunciou hoje o seu porta-voz.
24.04.2018 às 8h31
- 2:25
Governo quer baixar o IRS dos arrendamentos a mais de 10 anos
O Governo propõe baixar de 28% para 14% o IRS dos arrendamentos para contratos a mais de 10 anos. Esta foi a principal medida de um novo pacote legislativo para a habitação, anunciado esta segunda-feira pelo primeiro-ministro.
23.04.2018 às 20h23
-
As primeiras fotos do bebé real
O filho de William e Kate nasceu esta segunda-feira e as primeiras imagens já começaram a surgir. Ainda sem nome, o recém-nascido foi mostrado ao mundo numa veste branca, à saída do Hospital St. Mary, em Londres, onde milhares de pessoas esperaram muitas horas para conhecer o mais recente membro da família real. Também os irmãos, George e Charlotte, estiveram na maternidade para conhecer o irmão mais novo.
- 0:56