sicnot

Perfil

País

Investigação sobre mosquitos da Universidade Nova ganha bolsa de Bill Gates

O Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) ganhou uma bolsa de 93 mil euros da Fundação Bill & Melinda Gates, para desenvolver refeições artificiais para mosquitos, para os produzir em grande escala e utilizar na investigação.

Desenvolvida por investigadores do IHMT da Universidade Nova de Lisboa e do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve, a ideia é criar refeições artificiais para mosquitos, de forma a deixar de ser necessário recorrer a sangue. (Arquivo)

Desenvolvida por investigadores do IHMT da Universidade Nova de Lisboa e do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve, a ideia é criar refeições artificiais para mosquitos, de forma a deixar de ser necessário recorrer a sangue. (Arquivo)

© China Stringer Network / Reuters

Henrique Silveira é o coordenador do projeto português da Universidade Nova de Lisboa que vai receber perto de 100 mil dólares do "Grand Challenges Explorations", da Fundação Bill & Melinda Gates, um programa lançado em 2008 que já apoiou cerca de 1.160 projetos de mais de 60 países.

Desenvolvida por investigadores do IHMT da Universidade Nova de Lisboa e do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve, a ideia é criar refeições artificiais para mosquitos, de forma a deixar de ser necessário recorrer a sangue, contou à Lusa Henrique Silveira.

A equipa identificou um péptido que circula no sangue humano que, ao interagir com um recetor do mosquito, induz a produção de ovos nos mosquitos e os investigadores querem produzir, com recurso a esse péptido, uma refeição que estimule uma produção de ovos idêntica à obtida com a refeição sanguínea.

A produção de mosquitos em grande escala será útil "para atividades de controlo de produção de vacinas, introdução de mosquitos geneticamente modificados ou de mosquitos estéreis que vão servir para controlar a população de mosquitos que transmitem doenças como a malária ou o dengue", explicou o coordenador do projeto do centro de investigação GHTM - Global Health and Tropical Medicine do IHMT.

"Dieta artificial complementada com um fator de sangue humano" é o nome do projeto liderado por Henrique Silveira e desenvolvido em colaboração com João Cardoso, Deborah Power e Rute Félix do CCMAR, da Universidade do Algarve.

Henrique Silveira lembrou que a produção de mosquitos em grande escala, em laboratório, para efeitos de controlo da doença ou de investigação científica, está sempre dependente de sangue humano ou animal, "o que levanta problemas éticos e de segurança".

O trabalho vai arrancar com os 100 mil dólares, mas a equipa está confiante de que poderá vir a receber mais um milhão para continuar o seu trabalho.

"Nós temos 100 mil dólares para provar a nossa ideia em 18 meses e, depois, se a ideia tiver capacidade de ir mais à frente, poderemos candidatar a uma verba de um milhão à Fundação Bill & Melinda Gates", disse, acreditando que "a ideia tem muito potencial", porque "os dados preliminares indicam que é possível ser executada."

Este projeto é uma das mais de 50 ideias inovadoras financiadas hoje pela Fundação Bill & Melinda Gates.

Lusa

  • Estudo revela efeitos da crise e os cuidados de saúde
    1:49

    País

    A crise aumentou o número de internamentos nos hospitais públicos, embora sejam mais curtos. Há também mais gravidezes com complicações e mais enfartes. Segundo um estudo da Universidade Nova de Lisboa, a falta de emprego e de dinheiro pode ter limitado o acesso a cuidades de saúde degrando a saúde dos portugueses.

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.