sicnot

Perfil

País

Restituídos mais de 97 mil euros de cauções de serviços energéticos e água

O Governo informou hoje que, até ao momento, foram analisados 25.300 pedidos de restituição das cauções relativas a serviços energéticos e de água, tendo sido devolvidos 97.128,24 euros.

© Reuters Photographer / Reuter

Em comunicado emitido hoje pelo Ministério da Economia após uma reunião entre a secretária de Estado da Economia, Vera Rodrigues, e a diretora-geral do Consumidor, Teresa Moreira, o Governo refere que deu indicação à Direção-Geral do Consumidor para que efetuasse "um novo esforço de comunicação e sensibilização junto dos consumidores, no sentido de assegurar que todos os que têm direito a receber o valor da caução indevidamente cobrada, podem fazê-lo até ao final do ano".

De acordo com informação hoje veiculada, os consumidores com contratos de eletricidade, gás canalizado e água celebrados até 1999 e cuja caução não lhe tenha sido restituída têm direito a reclamar essa devolução.

O processo de restituição destas cauções foi iniciado em 2008 e, até ao momento, a Direção-Geral do Consumidor analisou 25.300 pedidos de consumidores, tendo apurado que 4.092 consumidores têm direito a receber a caução e tendo restituído 97.128,24 euros.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.