sicnot

Perfil

País

Restituídos mais de 97 mil euros de cauções de serviços energéticos e água

O Governo informou hoje que, até ao momento, foram analisados 25.300 pedidos de restituição das cauções relativas a serviços energéticos e de água, tendo sido devolvidos 97.128,24 euros.

© Reuters Photographer / Reuter

Em comunicado emitido hoje pelo Ministério da Economia após uma reunião entre a secretária de Estado da Economia, Vera Rodrigues, e a diretora-geral do Consumidor, Teresa Moreira, o Governo refere que deu indicação à Direção-Geral do Consumidor para que efetuasse "um novo esforço de comunicação e sensibilização junto dos consumidores, no sentido de assegurar que todos os que têm direito a receber o valor da caução indevidamente cobrada, podem fazê-lo até ao final do ano".

De acordo com informação hoje veiculada, os consumidores com contratos de eletricidade, gás canalizado e água celebrados até 1999 e cuja caução não lhe tenha sido restituída têm direito a reclamar essa devolução.

O processo de restituição destas cauções foi iniciado em 2008 e, até ao momento, a Direção-Geral do Consumidor analisou 25.300 pedidos de consumidores, tendo apurado que 4.092 consumidores têm direito a receber a caução e tendo restituído 97.128,24 euros.

Lusa

  • Trabalharia horas extra sem ser pago? E feriados?  
    1:25
  • UE dá "luz verde" para início das negociações do Brexit

    Brexit

    Os 27 Estados-membros da União Europeia aprovaram esta segunda-feira a autorização para o início das negociações do Brexit, indicando formalmente o final de junho para início do processo de saída do Reino Unido, que se prolongará por dois anos.

  • Regras secretas do Facebook permitem divulgação de imagens violentas

    Mundo

    A política interna da empresa Facebook defende que nem todos os vídeos violentos publicados na rede social devem ser apagados porque "não quer censurar ou punir pessoas em perigo". A revelação é feita pelo jornal britânico The Guardian após uma investigação em que conseguiu ter acesso ao manual interno.