sicnot

Perfil

País

Fim de semana com sol e temperaturas entre os 20 e os 23 graus

O fim de semana será marcado pelo bom tempo, com as temperaturas máximas entre os 20 e os 23 graus Celsius, valores acima do normal para a época do ano.

PATRICK PLEUL

"Para os próximos dias e até segunda-feira, vamos ter um cenário de céu pouco nublado ou limpo e neblinas ou nevoeiros matinais. No que diz respeito às temperaturas máximas, não se preveem variações relativamente aos últimos dias", disse à agência Lusa a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Maria João Frada, as temperaturas máximas vão variar entre os 20 e os 23 graus Celsius na generalidade do território, sendo que nas regiões montanhosas serão mais baixas (entre os 15 e os 18 graus).

"As mínimas vão situar-se entre os oito e os 12/15 graus com exceção do interior norte e centro que deverão variar entre os 5 e os7 graus", salientou.

Segundo a meteorologista, este cenário estável deverá manter-se até segunda-feira e a partir de terça ou quarta-feira deverá haver uma mudança de cenário nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

A especialista do IPMA adiantou que as temperaturas máximas que se têm feito sentir na generalidade do território há mais de uma semana estão acima dos valores normais para a época.

"Esta situação em que as temperaturas estão acima do normal para esta altura do ano, é pouco comum porque mantêm-se altas há uma serie de dias consecutivos. Em grande parte das estações do IPMA, as temperaturas têm estado cinco graus acima dos valores normais para a época do ano", contou.

Maria João Frada disse ainda que este cenário deverá manter-se pelo menos até segunda-feira ou até mesmo quarta-feira.

"Ainda é muito cedo para ter certezas, mas há uma tendência para se manterem. Estamos a prever um ligeira mudança, com ocorrência de precipitação no Minho e Douro litoral e descida da temperatura mas a partir de quarta-feira", concluiu.

Quanto à previsão do estado do tempo para hoje, o IPMA prevê para o continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade, em especial por nuvens altas, até ao início da tarde.

Está também previsto vento fraco, soprando moderado, do quadrante norte na faixa costeira a norte do Cabo Raso durante a tarde e de nordeste nas terras altas a partir do meio da tarde.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal, que poderá persistir no nordeste transmontano.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 12 e 22 graus Celsius, no Porto entre 11 e 22, em Bragança entre 5 e 17, em Vila Real entre 8 e 17, em Viseu entre 9 e 18, na Guarda entre 6 e 14, em Coimbra entre 10 e 21, em Castelo Branco entre 10 e 21, em Santarém entre 11 e 22, em Évora entre 10 e 23, em Beja entre 12 e 23 e em Faro entre 14 e 21.

Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • Mais de duas mil pessoas retiradas do fogo junto ao parque Doñana, no Sul de Espanha

    Mundo

    O incêndio florestal começou ainda na noite deste sábado na aldeia de Las Peñuelas de Moguer, na província de Huelva e obrigou à evacuação de várias localidades e à retirada de mais de duas mil pessoas, de vários alojamentos turísticos (incluindo o Parador de Mazagon, dois parques de campismo e um hotel). Foi ainda ativado o plano de emergência da província.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.