sicnot

Perfil

País

Hoje é notícia

O Presidente da República continua a ouvir os parceiros sociais, estando agendadas audiências com a CGTP-IN, a UGT e o presidente do Conselho Económico e Social, entre outras organizações.

Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República.

Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República.

ANT\303\223NIO COTRIM

A primeira audiência com o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, está agendada para as 10:30 com a Associação das Empresas Familiares, seguindo-se às 12:00 um encontro com o Fórum para a Competitividade.

À tarde, pelas 15:00, o Presidente da República irá ouvir a CGTP-IN e, uma hora depois, o presidente do Conselho Económico e Social. A última audiência do dia está marcada para as 18:00, com a UGT.

Hoje, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga a estimativa rápida das contas nacionais, devendo anunciar um crescimento da economia portuguesa de cerca de 0,4% no terceiro trimestre face ao segundo e perto de 1,8% perante o mesmo período de 2014, segundo a média das estimativas recolhidas pela agência Lusa junto de departamentos de estudos económicos.

A meta do Governo para o crescimento económico de 1,6% no conjunto deste ano é alcançável, sendo que a instabilidade política não deverá prejudicar o ritmo de crescimento no último trimestre, afirmaram analistas contactados pela agência Lusa.

No que diz respeito às estimativas para o conjunto do ano, analistas admitem que a meta do Governo, de um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,6% face a 2014, será alcançável.

Entre as organizações internacionais, a Comissão Europeia e a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) estimam que a economia cresça 1,7% este ano, enquanto o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê uma subida de 1,6% do PIB em 2015.

Hoje, também é notícia:

DESPORTO

A seleção portuguesa de futebol realiza em Krasnodar o último treino antes de defrontar a Rússia no sábado, num encontro particular que serve de preparação para a fase final Euro2016 de futebol.

Portugal tem um apronto agendado para as 17:00 (14:00 em Lisboa) na Academia do FC Krasnodar, numa sessão em que Fernando Santos deverá ter disponíveis todos os 23 jogadores convocados. Antes, às 14:30 (11:30 em Lisboa), o selecionador português e um jogador falam aos jornalistas em conferência de imprensa.

No sábado, no Estádio Kuban, o particular marca oficialmente o arranque da preparação de Portugal para o Europeu que vai decorrer em França, embora ainda com muitas baixas, nomeadamente Cristiano Ronaldo, Ricardo Carvalho, Fábio Coentrão, Ricardo Carvalho, Tiago, João Moutinho, Danny e Ricardo Quaresma, habituais escolhas de Fernando Santos, que optou por testar soluções para o Euro2016.

PAÍS

A Câmara de Lisboa debate hoje a aquisição de terrenos em Carnide para a criação de um parque urbano onde estará incluída a nova Feira Popular, a reabilitação do Pavilhão Carlos Lopes e a renovação da Praça do Império.

No que diz respeito à nova Feira Popular, o executivo municipal (de maioria PS) discute a aquisição de parcelas de terreno e permuta de edifícios (entre o Palácio do Machadinho e dois prédios em Carnide) para concretizar a unidade de execução do Parque Urbano da Pontinha, aprovada em junho.

No anúncio feito na semana passada, o presidente do município, Fernando Medina, referiu que a Câmara já gastou 11,5 milhões de euros na aquisição de parte dos terrenos onde vai funcionar a Feira Popular, compra que, segundo a proposta em apreciação, foi formalizada no início de setembro, após o município ter estado em diálogo com proprietários de duas parcelas.

A este valor somam-se agora 4,14 milhões de euros para compra das "restantes parcelas", indicam os documentos referentes à unidade de execução do Parque Urbano da Pontinha.

Paralelamente, será discutida a criação de uma equipa para preparar a instalação da nova Feira Popular, dirigida por Medina e articulada com a Junta de Carnide, moradores e comerciantes.

MUNDO

Um objeto desconhecido vai cair na Terra, hoje de manhã, no oceano Índico, perto do Sri Lanka, admitindo os cientistas que se trata de um pedaço de lixo espacial.

Diversas publicações científicas noticiaram a queda do objeto, batizado com o nome WT1190F, durante a semana passada.

A revista Nature disse que a queda do objeto, que não deve de ter mais de dois metros, é uma oportunidade para os cientistas não só estudarem a passagem de materiais pela atmosfera, como testarem planos dos astrónomos e a coordenação de esforços, se alguma vez cair um objeto potencialmente perigoso, no planeta Terra.

O objeto foi descoberto pelo Catalina Sky Survey, um programa na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, destinado a descobrir asteroides e cometas que passem perto da terra. Segundo a revista, que os cientistas conseguiram calcular a trajetória do objeto e descobrir que vai cair hoje, às 06:20 (TMG, mesma hora de Portugal), a 65 quilómetros a sul do Sri Lanka.

Questionado pela Lusa o astrónomo e astrofísico Rui Agostinho, do Observatório Astronómico de Lisboa, considerou que o mais provável é que o WT1190F se desfaça na atmosfera, porque é o que acontece a quase todos os objetos, salvo os habitáculos, porque foram concebidos para resistir ao atrito.

Com Lusa

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Dezenas de mortos em bombardeamentos do Daesh em Mossul

    Daesh

    Dezenas de civis, entre os quais várias crianças, morreram e outros ficaram feridos em ataques de morteiro efetuados pelo grupo extremista Daesh em Mossul, disse à agência Efe o vice-comandante das forças antiterroristas iraquianas.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.

  • Tribunal chinês iliba jovem executado há 21 anos

    Mundo

    Nie Shubin foi fuzilado em 1995, na altura com 20 anos, depois de ter sido condenado por violação e assassinato de uma mulher, na cidade de Shijiazhuang. Agora, a justiça chinesa vem dizer que, afinal, o jovem era inocente, uma vez que não foram encontradas provas suficientes para o condenar.