sicnot

Perfil

País

Oito examinadores suspensos do exercício de funções públicas

Foram ouvidos pelo juiz do Tribunal Central de Acção Penal os suspeitos de fraude com cartas de condução. Treze pessoas foram detidas anteontem na zona norte numa grande operação da Polícia Judiciária.

Arquivo

Arquivo

SIC

Dos 13 detidos, um ficou em prisão preventiva, nove em prisão domiciliária e três foram obrigados a prestar caução. Estão ainda proibidos de estabelecerem qualquer contacto entre eles.

Aos oito examinadores do centro de exames do ACP do Porto foi também aplicada a suspensão imediata do exercício de funções públicas.

Para além dos examinadores, foram também detidos donos e funcionários de escolas de condução. A PJ e o Ministério Público acreditam ter desmantelado uma rede que a troco de 5 mil euros conseguia fazer com que os alunos passassem o exame de código.

A fraude consistia em equipar os candidatos com meios de transmissão em directo de imagem e recepção áudio via rádio. Os alunos com microcâmaras filmavam os exames e do exterior recebiam as respostas certas.

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Proteção Civil aponta falhas do SIRESP, operadora diz que esteve à altura do fogo
    4:22
  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.