sicnot

Perfil

País

Armazenamento de água em novembro subiu em dez bacias hidrográficas

A quantidade de água armazenada em novembro em Portugal continental aumentou em dez bacias hidrográficas e diminuiu em duas, relativamente ao mês anterior, segundo o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

1993 - É aprovada a construção da barragem do Alqueva, no Alentejo.

1993 - É aprovada a construção da barragem do Alqueva, no Alentejo.

(Reuters/Arquivo)

De acordo com o boletim de armazenamento de albufeiras do SNIRH, no último dia do mês de novembro, comparativamente ao último dia do mês anterior, verificou-se um aumento do volume armazenado em 10 bacias hidrográficas e uma descida em duas.

Das 59 albufeiras monitorizadas, oito apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 13 têm disponibilidades inferiores a 40%.

Os níveis mais elevados de armazenamento de água em novembro deste ano ocorreram nas bacias do Guadiana (74,1%), Mira (73,8%), Cávado (71,8%), Barlavento (71,2%), Mondego (66,3%), Ave (64,5%), Douro (63,8%), Tejo (61,1%), Oeste (58,2%), Lima (56,3%), Arade (55,2%) e Sado (39,2%).

O SNIRH indica que os armazenamentos de novembro de 2015, por bacia hidrográfica, apresentam-se inferiores às médias dos valores do mesmo mês nos períodos de 1990/91 a 2013/14, exceto para as bacias do Cávado/ribeiras costeiras, Douro, ribeiras do Oeste e ribeiras do Algarve e Arade.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

  • Pagar IMI a prestações e um Documento Único Automóvel mais pequeno

    País

    O programa Simplex + 2017 é apresentado hoje à tarde e recebeu mais de 250 propostas de cidadãos ao longo dos últimos meses. As novas medidas preveem o pagamento em prestações do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a criação de um simulador de custos da Justiça, que devem estar em vigor no próximo ano.

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • "Toda a gente merece direitos iguais"
    0:14

    Mundo

    A polícia de Istambul montou cordões de segurança para dispersar a multidão que se juntou para a Marcha do Orgulho Gay, este domingo. O Governo proibiu a marcha por considerar que representa um risco para a segurança pública. Uma das ativistas fala numa decisão sem sentido, e diz que todas as pessoas merecem direitos iguais.

  • "Ela veio lá de fora e começou a atropelar as pessoas"
    0:43

    Mundo

    O atropelamento deste sábado em Newcastle, no Reino Unido, provocou pelo menos seis feridos. No local, as pessoas relatam momentos de pânico. Uma testemunha afirma que a condutora nunca perdeu o controlo do carro e que dirigiu intencionalmente contra a multidão.