sicnot

Perfil

País

Buscas de vítima da colisão em Portimão retomam na segunda-feira

As buscas de hoje no rio Arade para encontrar um alegado segundo passageiro da viatura envolvida num acidente, no sábado, foram suspensas até segunda-feira pelas 08:00, disse à Lusa o capitão do porto de Portimão, Santos Pereira.

O acidente, que ocorreu pelas 05:30 de sábado na Ponte Nova de Portimão, ao quilómetro 45 da Estrada Nacional 125, envolveu um veículo pesado de mercadorias e um veículo ligeiro que entretanto se incendiou, o que levou os dois passageiros a atirarem-se ao rio Arade.

Ao final da tarde de hoje, as autoridades concluíram o segundo dia de buscas na água.

O capitão do porto de Portimão contou que no caso de pessoas desaparecidas no mar o procedimento normal prevê que os três primeiros dias de buscas sejam mais intensos e que nos dias seguintes sejam efetuadas patrulhas por terra.

Aquele responsável sublinhou que, apesar de este ser o procedimento regular, existe ainda a possibilidade de as autoridades avaliarem a situação e decidirem prolongar ou não as buscas mais intensas.

Hoje, as buscas contaram com cerca de 20 elementos dos bombeiros de Lagoa e Portimão da Polícia Marítima (PM), duas lanchas da Polícia Marítima e do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e militares da GNR.

"Até agora não encontrámos nenhum indício da localização" do alegado segundo passageiro que se terá atirado ao rio após a viatura ligeira onde seguia ter colidido com um veículo pesado de mercadorias e se incendiou, disse Santos Pereira.

Durante as buscas de sábado, as equipas de mergulho apenas encontraram algumas peças do carro acidentado.

O capitão do Porto de Portimão contou que a única pista que aponta para a existência desta segunda vítima está sustentada apenas no testemunho do passageiro que foi resgatado no rio Arade.

No sábado, Santos Pereira adiantou que o homem que foi socorrido pelo Instituto de Socorros a Náufragos e pela Polícia Marítima estava alcoolizado e tinha queimaduras, tendo sido assistido na unidade de Portimão do Centro Hospitalar do Algarve.

Fonte da GNR explicou que está a ser investigada a hipótese de uma vítima desaparecida e já foi despistada a hipótese de a vítima ter ficado carbonizada juntamente com o carro.

Lusa

  • Continuam as buscas para encontrar condutor em Portimão
    1:32

    País

    Os Bombeiros e a Polícia Marítima procuram no Rio Arade, em Portimão, um homem desaparecido na sequência de um acidente de viação ocorrido durante a madrugada. Um outro homem foi resgatado do rio, depois da viatura em que seguia ter sido consumida pelas chamas no tabuleiro da ponte.

  • Condutor desaparecido depois de acidente em Portimão

    País

    Uma pessoa está desaparecida em Portimão, depois de um acidente de viação que aconteceu durante a madrugada no tabuleiro da ponte, em plena Nacional 125. Os Bombeiros e a Polícia Marítima estão a fazer buscas no rio, para onde o condutor do veículo se terá atirado na sequência do acidente.

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • As polémicas do primeiro mês de Donald Trump como Presidente
    3:17
  • Deputados britânicos debatem hoje petição que desvaloriza visita de Donald Trump

    Mundo

    Os deputados britânicos debatem hoje uma petição que reclama que a futura visita de Estado do Presidente norte-americano, Donald Trump, seja reduzida a uma visita oficial, enquanto dezenas de milhares de pessoas se manifestam sobre o mesmo assunto. Dezenas de milhares de pessoas são esperadas hoje nas ruas de várias cidades do Reino Unido, em protestos organizados para coincidir com a discussão no parlamento (na Câmara dos Comuns) de uma petição 'online' que já tem quase dois milhões de subscritores.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.