sicnot

Perfil

País

Sampaio da Nóvoa diz que Portugal deve ter "ambição de presença" no mundo

O candidato presidencial António Sampaio da Nóvoa disse hoje que Portugal deve ter outra "ambição de presença" no mundo e que esta passa pelo reforço das ligações ao Brasil e a África.

"Só podemos ter outra voz no mundo e outra ambição de presença no mundo se for a partir do reforço destas ligações entre Portugal, Brasil e África", sublinhou, após um encontro em Lisboa com o ex-Presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso.

Salientando que essa visão de Portugal é um dos elementos centrais da sua candidatura, Sampaio da Nóvoa sublinhou que as ligações são culturais e históricas, por definição, mas têm de ser também políticas e económicas.

"Sem isso Portugal não irá a lado nenhum e ficará aqui fechado, numa periferia da Europa, um pouco dependente dos outros países europeus", observou, frisando que o imaginário e a política dos últimos 40 anos em Portugal estiveram muito centradas na ideia da Europa e no processo de adesão e integração europeus.

"Isso é muito importante porque Portugal pertence à Europa, mas, de algum modo, esquecemo-nos de outra dimensão da nossa história, que está metaforicamente construída em torno da língua e da comunidade dos países de língua portuguesa e que para nós são decisivos", vincou.

Sampaio da Nóvoa afirmou que mantém "uma ligação antiga com o Brasil" e que as suas primeiras idas àquele país coincidiram em grande parte com o início do mandato presidencial de Fernando Henrique Cardoso, no início da década de 1990, sobre quem declarou ser "um prazer ouvir a opinião" e conversar sobre temas que interessam aos dois países.

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.