sicnot

Perfil

País

Sampaio da Nóvoa diz que Portugal deve ter "ambição de presença" no mundo

O candidato presidencial António Sampaio da Nóvoa disse hoje que Portugal deve ter outra "ambição de presença" no mundo e que esta passa pelo reforço das ligações ao Brasil e a África.

"Só podemos ter outra voz no mundo e outra ambição de presença no mundo se for a partir do reforço destas ligações entre Portugal, Brasil e África", sublinhou, após um encontro em Lisboa com o ex-Presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso.

Salientando que essa visão de Portugal é um dos elementos centrais da sua candidatura, Sampaio da Nóvoa sublinhou que as ligações são culturais e históricas, por definição, mas têm de ser também políticas e económicas.

"Sem isso Portugal não irá a lado nenhum e ficará aqui fechado, numa periferia da Europa, um pouco dependente dos outros países europeus", observou, frisando que o imaginário e a política dos últimos 40 anos em Portugal estiveram muito centradas na ideia da Europa e no processo de adesão e integração europeus.

"Isso é muito importante porque Portugal pertence à Europa, mas, de algum modo, esquecemo-nos de outra dimensão da nossa história, que está metaforicamente construída em torno da língua e da comunidade dos países de língua portuguesa e que para nós são decisivos", vincou.

Sampaio da Nóvoa afirmou que mantém "uma ligação antiga com o Brasil" e que as suas primeiras idas àquele país coincidiram em grande parte com o início do mandato presidencial de Fernando Henrique Cardoso, no início da década de 1990, sobre quem declarou ser "um prazer ouvir a opinião" e conversar sobre temas que interessam aos dois países.

Lusa

  • Santana diz que Marcelo por vezes faz de conta que é primeiro-ministro
    1:12

    País

    Santana Lopes diz que a expectativa que Passos Coelho criou sobre o mau desempenho do Governo se está a virar-se contra ele. Numa entrevista ao jornal Expresso deste sábado, o ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa considera contudo que Passos Coelho ainda poderá ganhar as próximas eleições. Sobre Marcelo, o atual provedor da Santa Casa da Misericórdia diz que por vezes faz de conta que é o primeiro-ministro.

  • Coala do Zoo de Duisburg viaja para Lisboa 

    País

    A SIC acompanhou, em exclusivo, a transferência de uma coala do Zoo de Duisburg, na Alemanha, para o Jardim Zoológico de Lisboa. O animal foi transportado pela TAP e batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Uma reportagem para ver mais logo no Jornal da Noite da SIC.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Caravana com cinzas de Fidel chega este sábado a Santiago de Cuba
    2:01
  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.