sicnot

Perfil

País

Esplanadas do centro histórico de Lisboa renovadas no verão de 2016

A freguesia lisboeta de Santa Maria Maior vai promover um concurso para renovar "a cara" das esplanadas do centro histórico, disse hoje o presidente da autarquia, estimando que o projeto vencedor se concretize no próximo verão.

SIC/Arquivo

SIC/Arquivo

"O objetivo é dar um novo rosto e um novo ordenamento ao mobiliário urbano desta zona da cidade, permitindo que as esplanadas possam ter uma nova cara", afirmou Miguel Coelho (PS), em declarações à agência Lusa.

O concurso, promovido pela Junta em parceria com a Câmara de Lisboa e o Museu do Design e da Moda (MUDE), vai funcionar através de um convite "a entidades credenciadas" para apresentarem propostas de dinamização dos espaços exteriores de estabelecimentos da baixa pombalina, explicou o autarca.

No seguimento da reforma administrativa de Lisboa, as Juntas de Freguesia ficaram com o licenciamento das esplanadas, área a que Santa Maria Maior tem dado "particular atenção", segundo Miguel Coelho.

"A estética de algumas esplanadas está desatualizada, é disforme entre si, e noutros casos está com muito mau gosto", observou.

O júri do concurso será presidido pela diretora do MUDE, Bárbara Coutinho, e contando com outras personalidades do setor das artes

Dali sairá a "proposta guia ou o farol" para remodelar as esplanadas, permitindo ainda "arranjar soluções para as diferentes sazonalidades do ano", não só para o verão como para o inverno, quando estes equipamentos necessitam de uma maior proteção, indicou Miguel Coelho.

"Queremos ter esplanadas bonitas, agradáveis e ordenadas", vincou.

Questionado sobre prazos, o responsável referiu que a ideia da Junta era "que a proposta vencedora se comece a concretizar já no próximo verão".

O autarca disse estar em conversações com a Câmara para que sejam criadas linhas de apoio financeiro ou de crédito aos comerciantes para implementarem a ideia vencedora.

Ainda assim, revelou que, do contacto que tem tido com os comerciantes, essa "não será a parte mais difícil, porque já está a haver muito investimento nesta área e as pessoas estão descontentes com o estado das coisas e disponíveis para encontrar uma solução mais atraente".

Na sexta-feira, às 16:00, será assinado o protocolo de cooperação para esta requalificação, numa cerimónia na qual participará Miguel Coelho, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e Bárbara Coutinho.

No evento, que decorre no MUDE, estará também presente a vereadora da Cultura do município, Catarina Vaz Pinto, membros do júri e alguns dos designers convidados a participar.

Lusa

  • Ex-observador de árbitros terá informado Benfica sobre notificação a Rui Vitória
    1:57

    Desporto

    Novas revelações no caso dos e-mails, que envolve o Benfica, surgiram esta terça-feira. No Porto Canal, o diretor de comunicação do FC Porto revelou um e-mail onde um funcionário judicial e ex-observador de árbitros da Primeira Liga informa o Benfica sobre uma notificação ao treinador Rui Vitória. O e-mail foi alegadamente enviado para Paulo Gonçalves, assessor da SAD encarnada.

  • Acidente durante funeral em Miranda do Corvo causa 12 feridos
    2:39

    País

    Um acidente na zona de Miranda do Corvo fez esta terça-feira 12 feridos, um em estado grave. Foi durante um funeral, quando falharam os travões a um dos carros que seguia no cortejo, como explicou, em direto do local, o repórter Miguel Ângelo Marques.

  • Instalações militares vão ter reforço de segurança
    0:52

    Assalto em Tancos

    Depois do caso do roubo de material em Tancos, várias instalações militares vão sofrer um reforço de segurança do material que armazenam. As conclusões sobre o furto dos paióis de Tancos serviram de base às medidas anunciadas esta terça-feira pelo Ministério da Defesa. 

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Os elevadores do futuro
    7:13
  • Demências afetam 50 milhões de pessoas
    2:23

    Mundo

    Cinquenta milhões de pessoas em todo o mundo e mais de 150 mil em Portugal sofrem de demências como o Alzheimer ou o Parkinson. Oitenta especialistas de 21 países reúnem-se esta semana na Fundação Champalimau, em Lisboa, para falar deste tipo de epidemia silenciosa.

  • Maria deixa 25 mil pessoas sem eletricidade em Guadalupe
    2:24
  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC