sicnot

Perfil

País

Cerca de 166 mil idosos beneficiaram do complemento solidário em novembro

O Complemento Solidário para Idosos (CSI) foi atribuído, em novembro, a l66.169 idosos, mais 574 face a outubro, segundo dados do Instituto da Segurança Social (ISS) hoje divulgados.

Arquivo reuters

Os dados do ISS, atualizados hoje, referem que, do total de beneficiários, 116.116 são mulheres e 50.053 são homens.

Tendo em conta o mês homólogo de 2014, registou-se uma quebra de 2,9% no número de beneficiários, passando de 171.069, em novembro do ano passado, para 166.169 um ano depois.

Recuando a novembro de 2011, a quebra de beneficiários acentuou-se, atingindo os 42%.

Segundo os dados da Segurança Social, que não eram atualizados desde julho na sua página da internet, em novembro de 2011 esta prestação social foi atribuída a 236.013 idosos, mais 69.844 do que em novembro deste ano.

O maior número de beneficiários encontra-se no distrito do Porto (26.552), seguido de Lisboa (24.447) e de Braga (12.713).

O Complemento Solidário para Idosos é um apoio em dinheiro pago mensalmente a pessoas com mais de 65 anos, com baixos recursos financeiros.

  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual em que aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.